Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Repórteres sem Fronteiras querem que as autoridades portuguesas parem com os procedimentos contra Rui Pinto
Seguir Autor:
A organização internacional de jornalistas Repórteres sem Fronteiras pediu esta sexta-feira às autoridades húngaras que não extraditem para Portugal Rui Pinto, e às autoridades portuguesas que parem com todas os procedimentos contra ele.
Preso em Budapeste a 16 de janeiro, Rui Pinto é referido como um dos principais denunciantes nas revelações que levaram ao escândalo 'Football Leaks', sendo que em Portugal é acusado de acesso ilegítimo, extorsão qualificada tentada e violação de segredo.
Relacionadas
A Repórteres sem Fronteiras (RsF) relembra, em comunicado, que Rui Pinto "está na origem de revelações maiores que levaram às autoridades de vários países de lançar investigações penais no meio do futebol".
"Através da rede European Investigative Collaborations (EIC), o denunciante contribuiu para a revelação do escândalo 'Football Leaks' em 2016 e 2018 através de vários media", acentua a Repórteres sem Fronteiras.
Em causa estavam situações como resultados combinados, dopagem, fraude e outras formas de corrupção em larga escala. Nos últimos tempos, Rui Pinto estava a colaborar com a França em casos de fraude fiscal e branqueamento.
Segundo a Repórteres sem Fronteiras, Rui Pinto foi colocado em prisão domiciliária em Budapeste (à espera da audiência que decidirá da extradição), ao mesmo tempo em que anunciou o propósito de cooperar com o Ministério Público de vários países na Europa.
Depois de destacar o "interesse público" das revelação, a RsF sustenta que "é indispensável que seja protegido e possa continuar a colaborar com a justiça".
Caso ocorreu no exterior da estação de comboios e os bombeiros foram acionados pelas 7h34
"Temos um trajeto da prática de crimes graves", referiu o juiz Vítor Teixeira de Sousa.
PSD e CDS abstiveram-se no projeto apoiado por 42,5 mil cidadãos. Todos os outros partidos votaram favoravelmente
Investigação foi lançada esta semana pela Polícia Judiciária.
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record