Pirata informático deve comparecer amanhã diante de um juiz de instrução criminal
O avião da TAP que transportou o Rui Pinto de Budapeste para Portugal já aterrou em Lisboa. O pirata informático, natural de Vila Nova de Gaia, foi extradiado ao abrigo do mandado de entrega europeu no âmbito da operação Operação Cyberduna. O denunciante do Football Leaks foi acompanhado na viagem - feita em primeira classe, por questões de segurança - por dois elementos da Polícia Judiciária e um da Interpol.
O hacker vai responder em Portugal por seis crimes, mas nenhum deles diz respeito ao alegado roubo dos emails do Benfica. São eles um crime de extorsão na forma tentada; um de ofensa a pessoa coletiva; 2 de acesso ilegítimo e 2 de violação de segredo. Estão todos relacionados com a Doyen e a divulgação de contratos do Sporting.
Relacionadas
Rui Pinto terá acedido, em setembro de 2015, ao sistema informático da Doyen, com sede em Malta, que celebra contratos com clubes de futebol e Sociedades Anónimas Desportivas (SAD).
O hacker é também suspeito de aceder ao email de elementos do conselho de administração e do departamento jurídico do Sporting e, consequentemente, ao sistema informático da SAD leonina.
Rui Pinto deverá ser transportado para o estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária, em Lisboa, devendo ser presente a um juiz de instrução criminal amanhã, sexta-feira, para lhe serem aplicadas as medidas de coação. O ministério público pretende pedir a prisão preventiva.
O hacker estava em prisão domiciliária na capital da Hungria, desde 18 de janeiro, e pediu para não ser extraditado por se tratar de "uma questão de vida ou morte".
Bruno Mourão Martins pretende "garantir sinergias" e implementação de "boas práticas", atraindo "jovens, investimento e emprego"
Rubrica do NOW conseguiu um pico de 2.58% de share
Streameast tinha tido mais de 1,6 mil milhões de visitas no ano passado
Impressiona tanto pela qualidade como... pelo preço
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes