Férias judiciais da Páscoa podem permitir mais uns dias de liberdade ao antigo deputado do PSD, condenado por burla ao BPN.
O Tribunal da Relação de Lisboa já declarou o trânsito em julgado da condenação de Duarte Lima no caso de uma burla ao BPN, sendo que o ex-deputado terá que cumprir seis anos de prisão.
Segundo o Jornal de Notícias, a decisão foi emitida através de despacho na passada sexta-feira e o tribunal presidido por Orlando Nascimento deliberou que o processo "deve baixar à 1ª instância para se dar execução ao decidido na parte penal".
A emissão do mandado para conduzir o arguido à prisão pode não ser decidida até sexta-feira. Logo, e com o início das férias judiciais no domingo, Duarte Lima poderá vir a gozar mais alguns dias de liberdade ate 22 deste mês.
Duarte Lima foi condenado em primeira instância, em novembro de 2014, a dez anos de cadeia, pela coautoria material de um crime de burla qualificada e outro de branqueamento de capitais, no processo BPN/Homeland, relacionado com a aquisição de terrenos no concelho de Oeiras para a construção do Instituto Português de Oncologia com um empréstimo do BPN. Posteriormente, recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa, que, em abril de 2016, lhe reduziu a pena para seis anos de prisão.
Desde então, Duarte Lima tem apresentado vários recursos e reclamações para o Supremo Tribunal de Justiça e para o Tribunal Constitucional.
Detenção ocorreu no Aeroporto Militar de Figo Maduro
Homem estava a passar pelo local quando se deu um tiroteio. Ahmed não tardou em reagir: imobilizou o atirador e com a arma na mão obrigou-o a recuar
CNN Portugal e SIC Notícias ficam atrás do canal da Medialivre
Márcia Sensitiva falou com a Sábado sobre o ano que aí vem
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo