Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Presidente do organismo diz estar disponível para o diálogo e apontou vários problemas no futebol português
Seguir Autor:
A presidente do Sindicado dos Jornalistas (SJ), Sofia Branco, esteve esta terça-feira na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, onde revelou que o SJ não irá apresentar qualquer queixa por incitiação à violência na sequência do discurso de Bruno de Carvalho na Assembleia Geral do Sporting - em que o presidente leonino apelou a que não se comprassem jornais e apenas se consumisse a Sporting TV.
"Procedemos a uma análise jurídica para perceber se o Sindicato poderia, como entidade coletiva, apresentar uma queixa por incitação à violência. Os nossos advogados aconselharam-nos a não o fazer pela dificuldade de justificar que um Sindicato não representa todos os jornalistas. O processo seria difícil e é difícil provar a causa-efeito", explicou.
Relacionadas
Sofia Branco voltou a reafirmar na Assembleia da República que o "apelo do presidente do Sporting é antidemocrático" e garantiu que a atitude do organismo para resolver o clima de crispação no futebol passa pelo "diálogo" e que o sindicato não sofre de "clubite".
A presidente do organismo comparou ainda as declarações de Luís Filipe Vieira no final do jogo entre Benfica e o Aves com as de Bruno de Carvalho. "É isso que distingue as declarações [de Bruno de Carvalho] das proferidas pelo presidente do Benfica. As declarações não tiveram logo um efeito à porta da sala de imprensa. À porta daquela assembleia do Sporting estavam os jornalistas que foram imediatamente insultados e ameaçados por adeptos na sequência de um discurso completamente inflamado", disse, acrescentando: "Não só o tom do discurso é diferente, como o conteúdo é diferente. Tanto o presidente do Benfica como o do Sporting poderão recorrer à justiça como qualquer cidadão. E foi isso que ele [Luís Filipe Vieira] disse que ia fazer. Não disse para deixarem de comprar jornais nem para fazerem um boicote informativo ou para os comentadores saírem dos programas em que participam", concluiu.
Zona de maior risco será o distrito de Coimbra, até Aveiro, a norte, e até Leiria, a sul
Não houve feridos e a aeronave, que transportava 109 passageiros, passará agora por uma inspeção.
Marca asiática com investimento forte para tornar-se principal acionista da marca alemã
Governo altera regime de gestão de resíduos e prepara transição para alternativas mais sustentáveis sem criar nova taxa para os consumidores.
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon
Rumores e confirmações nos principais campeonatos