O livro está à venda desde Agosto por três mil escudos. Hoje vai ser apresentado na Casa da Botica. Trata-se de um documento histórico que levou nove anos a fazer e cuja sua publicação foi custeada pelo próprio autor, que gastou mil contos
JÁ DIZIA o poeta que o sonho comanda a vida. O gosto pela investigação e pela escrita levaram José Bento da Silva a escrever o primeiro livro do Sport Club Maria da Fonte, actualmente a jogar na 3ª Divisão, série A, intitulado “Sport Club Maria da Fonte – Uma história com Amor”.
A obra que o próprio autor custeou – desembolsou cerca de mil contos por 500 exemplares – já está à venda desde o início de Agosto e vai ser hoje apresentada, às 21.30 horas, no Auditório da Casa da Botica, na Póvoa de Lanhoso.
Com 50 anos, professor de português na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, José Bento da Silva conta como surgiu a ideia de escrever o livro: “Foi durante a realização do meu primeiro livro sobre as bandas de música do Concelho de Póvoa de Lanhoso. Durante esta investigação descobri muita informação sobre o clube e despertou-me a curiosidade.” E adianta: “Trata-se de um documento que retrata a vida sócio-cultural e desportiva do clube e a história desportiva da Póvoa de Lanhoso.”
O livro começou a ser feito em finais de 91, princípios de 92. Uma das primeiras questões abordadas por José Bento da Silva foi a determinação com rigor histórico do aparecimento do clube. O Sport Club Maria da Fonte foi fundado em Julho de 1925 e a 8 de Agosto de 1926 foi inaugurado o seu estádio.
Além dos documentos históricos consultados, José Bento da Silva ouviu várias pessoas do Concelho que deram, na sua opinião, um contributo importante para a elaboração deste documento: “Baseei-me em vários testemunhos rurais de pessoas que assistiram e participaram na vida e criação do clube.”
O primeiro campeonato, as equipas, os presidentes, a construção do estádio e a sua iluminação são algumas das informações que o leitor pode encontrar neste documento com 420 páginas. O autor chama ainda atenção para três aspectos: a independência do clube antes do 25 de Abril, e o facto de ter mantido sempre a sobriedade e o respeito pela gente popular.
O livro foi lançado nos princípios de Agosto e a receptividade tem sido favorável: “As pessoas estão satisfeitas com o livro. Abordam-me na rua e dizem aquilo que pensam. E há outras que me apontam algumas falhas.”
O Sport Club Maria da Fonte comemorou este ano o 75º aniversário. Além de futebol, também tem basquetebol e atletismo. No próximo dia 29, o ministro do Desporto, José Lello, desloca-se à Póvoa de Lanhoso para inaugurar uma Piscina Coberta e para entregar a medalha de Mérito Desportivo ao clube. José Bento da Silva confessa que vai aproveitar esta presença para oferecer o livro a Lello.
José Bento da Silva ainda se lembra da primeira vez que foi ao futebol. Tinha sete anos. Confessa-se um adepto do Sport Clube Maria da Fonte e simpatizante do Benfica.
Terramoto deu-se pelas 00h38
Marca anunciou ainda um novo ecossistema de produtos no evento de lançamento
Ator, que interpreta Dominic Toretto na saga, publicou fotografia com o craque
Caso remonta a dezembro do ano passado. Companheira queixa-se de agressão e sequestro
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam