Rio de Janeiro – A TV Globo está a ignorar por completo o I Mundial de Clubes, que se disputa entre 5 e 14 de Janeiro no Brasil e que em Portugal poderá ser visto na Sport TV e na Eurosport. A estação mais poderosa do Brasil – e quinta maior do mundo – perdeu os direitos de transmissão para a empresa Traffic, responsável pelo desporto da TV Bandeirantes. Agora a Globo, que chegou a desenvolver negociações com a FIFA para o exclusivo do evento, não faz qualquer referência à prova nos seus espaços desportivos e noticiosos. Sublinhe-se que nenhum profissional da Globo compareceu ao sorteio, realizado em Novembro.
Esta é uma situação que já não é nova. A Taça Mercosul, que terminou na última segunda-feira, passou igualmente em branco na Globo. Os direitos pertenciam igualmente à Traffic.
Pelo contrário, a TV Bandeirantes está a levar muito a sério o Mundial de Clubes, mobilizando os seus melhores especialistas em futebol. O locutor principal vai ser o experiente Luciano do Valle, que assumiu a chefia do desporto da Bandeirantes em 1983, depois de uma passagem pela Globo. Os outros locutores são Nivaldo Prieto e Oliveira Andrade.
Para comentadores foram escolhidos dois ex-jogadores: o emblemático Rivelino, campeão do Mundo em 1970, e Neto, que jogou no Corinthians, entre outros. Em aberto está ainda a possibilidade de a estação reforçar o elenco de comentadores.
A organização recebeu já pedidos para acreditações de mais de cem jornalistas estrangeiros. O contingente maior vem de Inglaterra, de onde são esperados 70 profissionais.
ANTÓNIO CARLOS, correspondente no Brasil
O primeiro-ministro antecipou no Parlamento algumas das medidas para a habitação que o Governo vai aprovar amanhã em Conselho de Ministros
Na terça-feira já tinham sido detidos outros três elementos envolvidos no caso que ocorreu após jogo de hóquei
Negócios imobiliários de Alexandre Almeida, o presidente da câmara de Paredes, e recandidato pelo PS, estão a levantar suspeitas
Meeko e Russell são animais de espécies diferentes, mas com um laço forte que os une
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido