O vento que se faz sentir na Madeira tem atrasado muitos voos e muitas pessoas ficaram retidas no aeroporto
O vento que se faz sentir sobre a pista do Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo continua a não dar tréguas, mantendo passageiros em terra, entre os quais desportistas com provas naquela ilha.
No aeroporto mantêm-se passageiros desde domingo, entre os quais algumas equipas que estiveram a participar no Rali Vinho Madeira que acabou no sábado, mas que os ventos insistem em manter em terra.
Relacionadas
Retida na Madeira está também a equipa do Penafiel, que no domingo jogou com Nacional para a 2.ª Liga, tendo ficado "hospedada" nas instalações da equipa da casa por sugestão do próprio clube, estando lá a fazer os treinos, disse fonte do clube.
Também a equipa do Paços de Ferreira teve problemas em chegar ao Funchal porque o voo onde seguia não conseguiu aterrar e convergiu para Porto Santo, indicou fonte do clube.
Com jogo marcado para terça-feira, frente ao Marítimo, para a Liga NOS, o Paços de Ferreira tem ligação para o Funchal marcada para esta segunda-feira no navio Lobo Marinho.
No aeroporto encontram-se algumas pessoas a aguardar pelo voo, entre as quais uma jovem madeirense que se queixa da pouca informação que lhe dão.
Quando questionada sobre o que sabe quanto à partida da Madeira respondeu secamente, "nada!".
"Estamos à espera de saber mais alguma coisa por parte da companhia, mas vou ter de aguardar ainda mais. Já estou aqui desde ontem [domingo], desde as quatro da manhã e depois voltei às 11 horas e ainda aqui estou quando já devia estar a trabalhar", disse.
De acordo com esta passageira, que tem voo marcado para Lisboa e, posteriormente, para a Suíça, a TAP sugeriu-lhe fazer Lisboa, Barcelona e depois Suíça, mas a jovem não achou a sugestão "agradável" porque está acompanhada por uma criança ainda de colo.
As filas para os balcões de informação estão cada vez maiores, à medida que os aviões que deveriam começar a chegar ao aeroporto para deixar passageiros e levar outros, baralham todo o sistema, porque acabam por não conseguir aterrar.
É o caso de voos da companhia Easyjet que bem tentaram aterrar mas sem sucesso, tendo voltado ao destino, neste caso, Lisboa.
As pequenas abertas no vento permitiram, no entanto, a chegada de dois voos da companhia TUI.
Aos passageiros vão sendo distribuídas senhas de refeição, numa tentativa das companhias aéreas em minimizar ao máximo o desconforto de quem já espera há dois dias para sair da ilha da Madeira.
O Lobo Marinho, o navio que assegura as ligações marítimas entre a Madeira e Porto Santo, vai realizar esta segunda-feira uma viagem extra para escoar os passageiros retidos naquela ilha devido ao condicionamento do aeroporto madeirense nos últimos dias.
A informação está na página da Porto Santo Line (PSL), a empresa concessionária da linha marítima entre as duas ilhas do arquipélago, que adianta que esta viagem está programada com partida do Porto Santo para o Funchal às 12H30.
"Devido ao condicionamento das operações aéreas sentidas nos últimos dias na região e ciente do contributo significativo que a alternativa marítima de transbordo tem vindo a dar, ao minorar o impacto desta situação anómala, a operação da Porto Santo Line será reforçada com uma viagem adicional", pode ler-se.
A ligação marítima tem sido uma das formas de contornar o problema causado aos passageiros cujos aviões divergiram para a ilha do Porto Santo, permitindo-lhes ser transportados para a Madeira, que era o destino inicial.
A costa sul da ilha da Madeira está sob aviso amarelo até ao final do dia de terça-feira devido ao vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora no extremo leste, de acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera.
O aviso amarelo, o terceiro mais grave, significa situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
Às 10H45 estavam cinco aviões estacionados no Aeroporto Internacional da Madeira.
Menino estava vestido com roupa do pai e apresentava várias lesões no corpo
A nossa análise ao dobrável da marca sul-coreana
Uma hipótese que se pode tornar realidade com a entrada do grupo italiano MediaForEurope no capital social
Audiência média de 145.100 espectadores no programa de ontem, com 2,9% de share
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português