A nossa análise ao smartphones da marca norte-americana
Apresentado durante o verão e lançado pouco depois à escala global, a série Google Pixel 9 (com os modelos 9, 9 Pro e Pro XL) será provavelmente uma das mais bem conseguidas do ponto de vista estético em 2024. Mas não é apenas isso. Pois para lá do aspeto também se destaca por uma performance de bom nível, mesmo à imagem daquilo que precisamos para fazer face ao nosso dia a dia sempre corrido. No nosso caso, tivemos a oportunidade de testar o modelo intermédio desta gama, o Pixel 9 Pro e não podíamos ter ficado mais satisfeitos com os resultados obtidos nas semanas de trabalho que com ele tivemos.
Mais do que analisar do ponto de vista técnico, a nosso visão passa sempre por olhar para estes testes como uma forma de partilhar a experiência do utilizador comum. Um pouco 'geek', mas... pouco. E, talvez por isso, um dos aspetos que temos de destacar como algo que nos convenceu foi mesmo a questão visual. Não só isso, mas também a sua construção compacta, longe daqueles telemóveis grandes que por vezes encontramos. Sim, o Pixel 9 Pro não é pequeno, mas está num bom meio termo. Isto num conjunto que promete ser bastante resistente e durável, não tivesse ele um Gorilla Glass Victus 2 tanto à frente como atrás e ainda ser resistente a poeiras e água na traseira (tem certificação IP68). No fundo, é um telemóvel que nos assenta muito bem na mão e é de fácil uso. E até é relativamente leve, já que está ali logo abaixo da barreira das 200 gramas - tem 199 g.
Além do aspeto, o que nos deixou também agradados foi a qualidade das suas câmaras. Na traseira temos 50 MP e ainda uma ultra angular de 48 MP, com abertura de f/1.7. Já a teleobjetiva é a mesma de 48 MP com zoom ótico de 5 vezes e zoom digital de até 30 vezes. Quanto à frontal, tem talvez a maior novidade em comparação com o modelo anterior, já que passa a ser de 42 MP, o que promete desde logo selfies com muitíssima qualidade. Para quem aprecia este aspeto, é certamente uma boa aposta. Mas o Pixel 9 Pro tem muito mais a acrescentar no campo das fotos, especialmente no pós. Na parte da edição. Em especial pela funcionalidade "adiciona-me", que permite adicionar às fotos pessoas que tenham ficado de fora de uma foto original. É até um exercício divertido de se fazer... Em termos de vídeo, podemos gravar até 4K a 60 frames por segundo, havendo ainda a realçar a boa estabilização que nos entrega.
Ao nível do desempenho, sem entrar em detalhes muito exaustivos nas especificações, o processador Tensor G4 consegue entregar um bom trabalho, ajudado da melhor forma pelos 16 GB de RAM. Isso permite um trabalhar muito fiável no uso diário, mas também permite algumas aventuras sem quaisquer problema em aplicações com maiores exigências, como por exemplo jogos. E por falar em exigências, não podemos não apontar um defeito em relação à memória interna. 128GB parece-nos um registo baixo para um modelo que se quer durável e capaz de aguentar a tal utilização diária.
Depois, ao nível do visor (com 1280 x 2856), a Google colocou aqui um ecrã de 6,3 polegadas, com um pico de brilho que agora chega aos 3000 nits. Isso garante uma visualização muito boa, quaisquer sejam as condições externas, como também aquilo que estejamos a ver ou fazer no smartphone.
Em relação à autonomia, permite-nos cumprir sem problemas um dia completo com uma utilização regular. O Pixel 9 Pro vem equipado com uma bateria de 4,700 mAh, que permite carregamento até a um máximo de 27W. Contas feitas, o carregamento completo da bateria durará um pouco mais de 1 hora. Não é tão forte neste particular, mas não está totalmente mau...
Em suma, para quem precisa de um Android capaz de aguentar as exigências da utilização diária e que seja bom a tirar fotos, o Pixel 9 Pro da Google é certamente uma boa opção. Nesta altura dos descontos de final de ano é possível até encontrá-lo a preço reduzido, o que torna a sua compra uma boa oportunidade.
Modelo da marca norte-americana está efetivamente melhor do que o 9. Mas são mudanças... 'pequeninas'
Modelo da marca chinesa surge com novidades bastante interessantes
Marca aposta num smartwatch avançado de fitness e bem-estar
Marca deu a conhecer em Paris várias novidades
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido