A nossa análise ao smartphone premium da marca chinesa
À venda no nosso país desde o final do ano passado - em duas cores (Pearl White e Space Black) -, o OPPO Find X8 Pro chegou-nos às mãos há cerca de um mês e foi a nossa companhia ao longo de duas semanas de utilização intensiva. E mesmo que duas semanas não cheguem para espremer todas as suas capacidades, a verdade é que aquilo que vimos e sentimos leva-nos a confirmar aquilo que suspeitávamos: a OPPO encontrou aqui um forte concorrente para entrar na luta contra as grandes marcas do momento. O preço é elevado para algumas carteiras (1,299 euros), mas a verdade é que encaixa perfeitamente no segmento premium no qual está integrado e surge em linha com os valores dos rivais.
Um dos pontos que chama logo à atenção é o visual, nomeadamente a parte traseira, com um módulo circular de câmaras enorme, que chega até a ser imponente. Imponente no aspeto e, depois, também nas fotos que capta. Neste particular, antes de avançar para os aspetos técnicos da mesma, convém frisar que ficamos algo desapontados com a qualidade do vídeo captada, especialmente quando lhe pedimos algum zoom. É bastante boa, mas estaríamos à espera de um pouco melhor, especialmente atendendo à estrutura que está ali montada. Uma estrutura que conta com um sistema de câmara Hasselblad Master, que vem com quatro de 50 MP. Tem um sensor principal, ultra angular e duas lentes telefoto, destacando-se estas últimas por terem zoom de até 3 vezes e outra com zoom ótico de até 6 vezes. Ainda assim, espremendo ao máximo, este sistema de câmaras suporta zoom digital até 100 vezes.
No global, a qualidade das fotos captadas é de elevadíssima qualidade, tanto que surge muito bem colocado no ranking da DXOMARK, na 4.ª posição, com os mesmos 157 pontos que são atribuídos ao iPhone 16 Pro Max, ao iPhone 16 Pro, Huawei Mate 60 Pro+ e ao irmão mais velho Oppo Find X7 na sua versão Ultra.
Em termos de design, o OPPO Find X8 Pro é um daqueles smartphones que, conforme dissemos acima, é imponente desde logo pela enorme 'caixa' que surge na traseira com a sua câmara. Mas esse é apenas o ponto mais impactante, porque todo o design está muito bem conseguido. O único senão é mesmo o facto do modelo em si ser algo 'escorregadio' ao manusear, o que exige a utilização de uma capa de proteção - que infelizmente a OPPO não juntou ao modelo que tivemos oportunidade de testar. No capítulo da durabilidade, note-se que este é um modelo resistente à poeira e à água de acordo com as classificações IP68 e IP69. Em termos de especificações, pesa 215 gramas (um valor aceitável para a sua dimensão) e é até relativamente fino, com apenas 8.24 mm.
Outro ponto muito forte do Find X8 Pro é a autonomia. Este surge equipad com uma bateria com capacidade de 5910 mAh, o que garante facilmente autonomia para um dia completo, mesmo para quem faça um uso mais intensivo. E, depois, a outra vantagem é também a rapidez de carregamento, com uma carga completa em cerca de uma hora (mercê da capacidade de carregamento a um máximo de 80 W com fios). Neste particular, de notar que o modelo não traz carregador, mas apenas o cabo USB-A para USB-C - algo que já vamos vendo de foram regular em praticamente todas as marcas.
Do ponto de vista do display, temos aqui um painel com tecnologia LTPO OLED de 6,78 polegadas, apresentando cores bastante vivas e pretos profundos. Apesar da ligeira curvatura na sua construção, o ecrã não tem comprometida em nada a qualidade da imagem que vemos.
Relativamente ao desempenho, vindo mundo de processador MediaTek Dimensity 9400, que permite rodar sem qualquer problema múltiplas aplicações. A ajudar a isso estão, claro, os 16 GB de RAM e 512 GB de memória interna, que permitem um espaço de armazenamento mais do que suficiente. Falando ainda de algo que exige cada vez mais capacidade de processamento, o OPPO Find X8 Pro conta também com inúmeras ferramentas de IA, nomeadamente aquelas que nos permitem retocar as fotos que tiramos.
A fechar, destacamos uma função que, não tendo tido oportunidade de utilizar - porque só nos apercebemos da mesma já tínhamos devolvido o produto -, nos deixou com uma curiosidade imensa: a capacidade para facilmente conectar com iPhone, numa espécie de AirDrop... entre dois sistemas totalmente distintos. Se tivermos oportunidade de testá-lo novamente, esta será a primeira função que vamos colocar à prova!
Modelo promete uma experiência cinematográfica superior e deslumbrante
Coluna elegante que promete encher a casa de música
Modelo é o primeiro da marca alemã com cancelamento de ruído adaptativo
Novos auriculares da marca chinesa destacam-se pelo seu preço acessível
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos