A nossa análise ao modelo de gama média da marca chinesa
Durante mais ou menos 2 semanas, com alguns percalços à mistura, tivemos a chance de colocar à prova o OPPO Reno13 Pro 5G, um modelo de gama média de mais uma marca chinesa que entra cada vez mais forte no mercado europeu e nacional, mais concretamente. Não é um modelo de topo, diríamos que se encaixa na gama média, mas trabalha muito bem e entrega também algo cada vez mais desejado nos smartphones atuais: a qualidade da câmara. Não é uma super câmara, mas defende-se bastante bem e consegue entregar uns bons resultados globais para quem não precisa ou exige qualidade fotográfica de elevadíssimo nível.
Para tal, a OPPO equipa este modelo com um sistema de três câmaras traseiras (50MP Sony IMX890 f/1.8; 50MP Telefoto Samsung JN5 e 8MP ultrawide) e ainda uma frontal de 50MP f/2.0. O resultado são fotos de ótimo nível, mesmo em condições com pouca luz. E depois temos a IA a dar uma ajudinha para corrigir certos pontos. A qualidade de ótimo nível está também presente na captura de vídeo, com capacidade para gravar a 4K/60fps, e contendo os modos slow-mo, time-lapse e dual-view.
Se a câmara consegue dar uns bons pontos a este Reno13 Pro, já o mesmo não podemos dizer do processador, o que por arrasto condiciona um pouco a experiência global. Não é que o chipset Dimensity 8350 seja mau, até porque será capaz de correr praticamente todas as aplicações sem qualquer problema, mas poderá notar-se alguma tendência para fraquejar em jogos ou aplicações algo mais pesadas, como por exemplo na edição de vídeos em 4K. Neste capítulo das especificações, note-se para os 12GB de RAM e os 512GB de memória interna (sem capacidade para acrescentar um cartão SD).
Um ponto positivo é o ecrã. É mesmo um dos ecrãs maiores e mais vistosos que encontraremos no mercado nesta gama e franja de preços. Com 6.83 inches polegadas e uma resolução 1272 x 2800, tem uma taxa de atualização de 120Hz e um brilho de 1200nits. Do ponto de vista da proteção, surge munido do Gorilla Glass 7i. Olhando a estes dados, diríamos que o ponto menos bom será o brilho, algo que se sentiu nos dias de exposição solar mais forte.
Relativamente à bateria, é de 5800mAh e permite aguentar facilmente mais de um dia (e meio) de utilização normal. Um valor muitíssimo interessante, especialmente numa era na qual estamos praticamente sempre ligados ao nosso smartphone. Contudo, aqui temos de apontar uma pequena falha: a ausência de carregamento sem fios, que acaba por ser compensada por uma bem interessante capacidade para fazer carregamentos rápidos.
Em Portugal desde o início do ano, o OPPO Reno13 Pro 5G pode ser encontrado à venda por preços em torno dos €699,99.
Impressiona tanto pela qualidade como... pelo preço
Projetor da marca chinesa destaca-se por ser de dimensão reduzida, ainda que entregue qualidade elevadíssima
Marca norte-americana apresentou três telemóveis e ainda um novo Watch e os Pixel Buds 2a
A nossa análise ao modelo da marca chinesa
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes