O antigo avançado Manuel Duarte, um dos convocados da seleção portuguesa para o Mundial de 1966, em Inglaterra, morreu esta sexta-feira, aos 77 anos, adiantou à Lusa fonte da família.
Radicado desde 1972 em Fafe, concelho do distrito de Braga, o 'magriço', internacional em dois jogos de preparação para o mundial, mas sem qualquer minuto no torneio em que a equipa das quinas foi terceira classificada, padecia de "uma débil condição de saúde que se deteriorou nos últimos dias", acrescentou a mesma fonte.
Natural de Vale de Azares, localidade do concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, Manuel Duarte despontou para o futebol na Académica, clube pelo qual se estreou no principal campeonato português com 17 anos, na temporada 1962/63.
O dianteiro rumou ao Leixões em 1964 e, nas duas épocas ao serviço do emblema de Matosinhos, apontou 14 golos em 38 partidas, tendo assegurado as chamadas à seleção portuguesa no final do segundo ano, no verão de 1966.
Manuel Duarte transferiu-se para o Sporting na época 1966/67, em que apontou 11 golos em 21 jogos, antes de perder espaço na temporada seguinte e de se ficar pelo registo de dois golos em 14 partidas até ao final da temporada 1969/70.
O avançado representou o FC Porto em 1970/71, tendo cumprido dois jogos de azul e branco, o Varzim em 1971/72 e a AD Fafe, clube da cidade onde viria a permanecer entre 1972 e 1978.
Pai de Jorge Duarte, médio que representou Fafe, Tirsense, Desportivo das Aves, Vitória de Guimarães, Moreirense e Leixões, o antigo ponta de lança foi treinador após terminar a carreira de futebolista.
O funeral de Manuel Duarte está marcado para as 16:00 de sábado, na igreja matriz de Fafe.
À família enlutada, Record apresenta sentidas condolências.
Por LusaOs sócios do Benfica elegem, a 25 de outubro, o homem que vai presidir aos destinos do clube nos próximos quatro anos
Eleições estão marcadas para 25 de outubro
A motivação gerada pelo golo ao Marselha aliada à necessidade do técnico em gerir o grupo justifica opção
Pablo Rosario mereceu a preferência de Farioli para continuar em campo até ao fim do jogo com o Nottingham Forest
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
James Tavernier deixa críticas aos colegas após desaire com o Brann (0-3)