Santa Cruz de Tenerife -- Tiago manifestou quarta-feira a convicção de que Fernando Castro Santos continua a contar com o seu contributo para a tentativa de devolução do Tenerife à primeira divisão espanhola, desmistificando aquilo que a Imprensa e os adeptos canarinos qualificam de uma "relação tensa" com o treinador galego. O jogador, de 24 anos, garante que apenas perdeu a titularidade devido às lesões que se têm sucedido nas últimas semanas e diz-se igualmente empenhado em recuperar um lugar no onze. O objectivo é regressar a Portugal no final da época para jogar num grande, tentando esquecer os traumas da recente passagem pelo Benfica.
"Ninguém me disse que não contava comigo. Estive recentemente reunido com a Direcção, para tratar de diversos assuntos, e foi-me dito que Castro Santos falara em diversos jogadores com os quais não contava, mas nunca mencionando o meu nome. Para mim, foi um voto de confiança", explicou.
Com o italiano Mauro Sandreani como treinador, Tiago jogou os 90 minutos de cada um dos primeiros oito jogos do campeonato; com Castro Santos, apenas fez os primeiros 73 do encontro com o Huelva (0-2), a 13 de Novembro, não mais regressando à equipa. Mas a diferença, explica o jogador, está na sorte. "Na falta dela", como sublinhou:
"Depois de oito jogos a titular, lesionei-me no encontro em que Castro Santos estava na bancada, a ver pela primeira vez a equipa. Estive de baixa, recuperei durante duas semanas, entrei com o Huelva e levei uma pancada que me fez uma contractura nas costas. Sentia-me em condições de continuar, mas tive de parar uma semana."
Os lugares para os dois trincos têm sido desempenhados por Emerson e por Pablo Paz, um defesa-central adaptado à posição, e essa é mais uma garantia de recuperação rápida do lugar. Mesmo a intenção de Castro Santos de contratar Bruno Caires é vista pelo jogador como um reforço do plantel e não uma substituição individual. Com contrato apenas até ao final da época, Tiago admite até uma prorrogação do vínculo. Mas está mais inclinado para voltar a Portugal, depois de dois anos no Rayo Vallecano e Tenerife.
"Quando cá estava Sandreani, chegou-se a falar em renovação contratual.
Mas voltar a Portugal também é uma ideia. É um objectivo que, se tudo corresse bem, talvez pudesse concretizar no final da época", comentou, admitindo que o Sporting parece, dos grandes, o mais carenciado no imediato, tendo em conta a saída de Duscher e Quiroga para a selecção argentina: "Tem-se falado de muita coisa, mas em concreto ninguém me contactou. Falo muitas vezes com o Veiga, mas tudo está ainda muito no ar.
Se calhar, é mais fácil decidir no fim da época, pois então estarei livre."
Mesmo o Benfica apenas é uma experiência traumática "devido a algumas pessoas". Tiago elogia a grandeza do clube e diz-se orgulhoso de tê-lo representado. E coloca os encarnados ao mesmo nível dos outros grandes no lote de preferências para o regresso a Portugal.
HÉLDER JÁ TRABALHA EM TENERIFE
Hélder, antigo guarda-redes e treinador de guarda-redes do Sporting de Braga, continua a orientar os três guardiões da equipa canarina, da segunda divisão espanhola. Fernando Castro Santos, que fora seu chefe de equipa em Braga, entregou-lhe até final da época a preparação de Montoya, Costinha e Ojeda. Hélder, de 44 anos, estava desempregado há ano e meio, a colaborar graciosamente com o Fronteirense, dos distritais da AF Portalegre. Como guarda-redes, jogou ainda na Académica, no Académico de Viseu, no Beira Mar, no Nacional e no Amares. Como treinador, trabalhou igualmente com Zinho no Sp. de Espinho.
Portugal passou hora e meia a esbarrar contra uma muralha. Arrombou-a para lá dos 90 minutos
A atuação de Ivan Kružliak em análise
Presidente da República analisou jogo com a Irlanda
Defesa assume que faltou alguma calma em certos momentos
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos