Antigo árbitro diz que decisão de colocar ponto final na carreira já estava tomada
Artur Soares Dias abordou este domingo o ponto final na sua carreira, anunciado em meados do último mês de agosto. Em entrevista à RTP, o antigo árbitro explicou que a decisão já estava tomada desde o início da última época e contextualizou o seu anúncio à luz da sua conhecida presença na casa de Fernando Póvoas juntamente com Pinto da Costa, entre outros convidados.
"A decisão foi tomada há um ano. No início da época 2023/24 tomei a decisão, juntamente com a família. Sou muito ponderado, analiso bem os processos. Após 27 anos de carreira, na altura, após ter conquistado e representado Portugal em várias competições, achei que estaria a chegar ao fim. E a melhor forma de saber sair é saber sair em grande. Decidi que se fosse ao Europeu, e aí com a cereja no topo do bolo, a final da Conference League, terminaria a carreira. Uma decisão racional é melhor do que uma decisão emocional", começou por referir.
Questionado depois sobre se o conhecimento público do episódio com Pinto da Costa precipitou o anúncio da decisão, Soares Dias não o escondeu. "Fui a essa festa, onde até tinha colegas da RTP e pessoas conhecidas da sociedade, dezenas de pessoas. Visitámos os animais, os filhos ficaram contentes. Fui surpreendido, porque não é de bom tom perguntar os convidados dos outros, e verifiquei que havia outras pessoas, nomeadamente Pinto da Costa, por quem tenho todo o respeito, como todos os presidentes que levaram o nome da liga portuguesa bem alto. Se soubesse que lá estava Pinto da Costa, ainda que não haja mal nenhum nisso, teria maior cautela, não teria ido, para ser mais cauteloso. Houve uma exposição e deterioração que não é de todo agradável", afirmou, detalhando então o passo em frente no que diz respeito ao anúncio do ponto final na carreira: "Já tinha comunicado antes, com um plano de comunicação definido. Era para ser tornado público na gala da Liga Portugal. A Liga premiou-me e seria aí que daria conta da decisão. Não foi assim, o mundo é assim, é composto de mudanças. Tivemos de ajustar processo de comunicação."
Por fim, a propósito da sua participação no Euro'2024, o antigo árbitro deu conta do seu orgulho e partilhou os louros: "Representar Portugal numa prova como o Europeu é sempre um motivo de grande orgulho. Foram três jogos muito bem sucedidos, três boas exibições de toda a equipa que me acompanha, não sou só eu. Nessa medida foi gratificante, foi positivo, e em alguns momentos confesso que pensei que podíamos ir mais além. Não aconteceu, mas sendo eu muito positivo, olho para a parte boa do processo e essa parte foi fantástica."
A atuação de Fábio Veríssimo analisada por Jorge Faustino e Marco Ferreira
Será a terceira vez que este árbitro germânico apitará um jogo dos leões
A atuação de João Pinheiro analisada por Jorge Faustino e Marco Ferreira
Em causa o penálti de João Aurélio sobre Borja Sainz, no FC Porto-Nacional da 5ª jornada
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Marcou e assistiu na vitória por 3-1 frente ao Instituto