Secretário de Estado da Juventude e do Desporto sublinha que proposta será "analisada com toda a atenção e cuidado"
A proposta da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para criar uma entidade externa para gerir a arbitragem nas provas profissionais passará pelo crivo legislativo, frisou esta quarta-feira o secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD).
"Se vier a fazer o seu caminho, a proposta obedecerá a uma intervenção legislativa, não só do Governo, mas da Assembleia da República. É importante que todos os atores da modalidade se pronunciem. Julgo que também é esse o interesse da FPF. Este debate público é muito importante e o Governo continuará atento", garantiu João Paulo Correia.
Relacionadas
O governante falava aos jornalistas à saída da sociedade de advogados Telles, no Porto, onde falou na conferência "Regime Jurídico das Sociedades Desportivas", um dia depois da "nova resposta" para a arbitragem revelada pelo organismo regulador do futebol luso.
"Qual o objetivo? Terá de fazer essa pergunta à FPF. O que me compete transmitir com verdade é que tomei ontem [terça-feira] conhecimento da proposta, que irá ser analisada com toda a atenção e cuidado e tem implicações do ponto de vista legislativo", reiterou.
Em comunicado, a FPF admitiu que a existência de uma entidade externa naquele setor, tal como "já sucede em outros países", permite "utilizar ferramentas e mecanismos legais que assegurem a constituição e desenvolvimento do quadro de árbitros mais adequado".
O organismo presidido por Fernando Gomes informou desta intenção os seus associados e a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e vai convidar de imediato a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) para integrar um grupo de trabalho, que será liderado pelo presidente do Conselho de Arbitragem (CA) e que vai contar com o suporte da direção jurídica da FPF.
Apesar de ter proposto uma entidade externa, a direção da FPF defende que "o trabalho conjunto dos membros do CA e das equipas de arbitragem tem permitido melhorar o setor", sugerindo mudanças por estar "sempre disponível para novas soluções e ideias".
RYTF (SIF) // AMG
Lusa/Fim
Jogos com Nacional e E. Amadora mereceram avaliação 'insatisfatória' do CA da FPF
Marco Ferreira analisa trabalho de Slavko Vincic
Juiz da AF Braga arbitrou seis jogos da Liga Betclic esta temporada
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam