Principal medida procura combater anti-jogo por parte dos guarda-redes
O International Board [IFAB], organismo responsável pelas regras do futebol, anunciou, em comunicado, que aprovou alterações às leis do jogo, que entrarão em vigor na próxima temporada.
A principal medida tem que ver com o tempo permitido aos guarda-redes para segurarem a bola, algo que já estava a ser testado desde dezembro e que visa impedir o anti-jogo. Caso ultrapassem os oito segundos, o árbitro terá de assinalar pontapé de canto para a equipa adversária. Até agora, recorde-se, os guarda-redes tinham seis segundos e, caso excedessem o tempo limite, poderia ser assinalado livre indireto, algo que raramente acontece.
Relacionada
Bola ao solo: Se a bola estiver fora da grande área quando uma jogada é interrompida, o jogo começa com bola ao solo para a equipa que tinha a posse ou iria ganhar a posse, caso isto seja claro para o árbitro. Caso contrário, a bola é dada à última equipa que tocou nela.
Bola em jogo: Um livre indireto sem ação disciplinar será atribuído se um oficial de uma equipa, um suplente ou um jogador que foi expulso tocar na bola quando esta está a sair do campo e caso não haja a intenção de interferir de forma a dar vantagem à equipa.
Protocolo do videoárbitro: As competições passam a ter a opção de o árbitro poder anunciar, em voz alta, uma decisão depois de um lance ser avaliado pelo VAR .
Orientações para os árbitros: Uma vez que o VAR consegue determinar quando a bola entra ou não na baliza, assim como qualquer irregularidade cometida pelos guarda-redes, os árbitros assistentes devem estar alinhados com a marca de penálti, considerada a linha de fora de jogo.
Além disso, uma nova lei do fora de jogo vai ser testada em algumas competições, "com o objetivo de promover o futebol ofensivo e encorajar a criação de oportunidades de golo, mantendo ao mesmo tempo a atratividade". O IFAB informou ainda que a utilização de câmaras corporais pelos árbitros foi bem recebida e que continuará em testes, com a FIFA a pretender implementar esta medida já no Mundial de Clubes.
No documento com as alterações propostas ao Regulamento Disciplinar, entregues hoje na Liga
Encontro teve como tema central "o ambiente crítico vivido face às arbitragens"
Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem, e Duarte Gomes, Diretor Técnico, fizeram o balanço do arranque do campeonato
António Diamantino Gonçalves, presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia, comenta situação atual da arbitragem
Subdiretor de Record diz que antigo treinador do Benfica pode pronunciar-se em breve
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Antigo técnico do Gil Vicente 'inventou-o' como ponta-de-lança... em Barcelos