Já se fala na palavra "coação"

Já se fala na palavra "coação"
Já se fala na palavra "coação" • Foto: Miguel Barreira

A coação, quando praticada sobre uma equipa de arbitragem, implica a despromoção de qualquer clube, e foi por isso mesmo que o Boavista foi despromovido administrativamente. A palavra “coação” volta à órbita da arbitragem e foi usada por alguns árbitros que no passado fim de semana estiveram reunidos na primeira ação da época da arbitragem nacional, na cidade de Tomar. Tudo porque entendem que as suas notas têm estado a ser desvalorizadas por constantes recursos de clubes para a Comissão de Análise e Recurso do Conselho de Arbitragem.

Os árbitros chegaram mesmo a exigir o fim deste tipo de situação, o que implicaria uma alteração regulamentar que teria de ter, necessariamente, a aprovação dos clubes. E estes não parecem muito interessados, o que deixa Fernando Gomes entre a espada e a parede. De qualquer maneira, o presidente da FPF, que se reuniu com os árbitros sem a presença de elementos da secção profissional do Conselho de Arbitragem (por exigência dos primeiros), o máximo que conseguiu prometer foi uma reforma na Comissão de Análise e Recurso, constituída pelos antigos árbitros Vítor Reis, Manuel Nogueira e José Rufino, entre outros.

Recorde-se que na época passada, logo na 1.ª jornada, o Benfica recorreu da nota de Jorge Sousa, após a derrota dos encarnados frente ao Marítimo. O árbitro internacional do Porto nunca mais apitou jogos do Benfica, depois de ter informado Vítor Pereira de que não ia tolerar qualquer tipo de condicionamento. A batata continua quente e agora nas mãos de... Fernando Gomes. E.Q.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Arbitragem
Notícias
Notícias Mais Vistas