Sandra Bastos entrou ontem à noite para a história do futebol português ao tornar-se na primeira mulher a apitar um jogo entre equipas do escalão principal. O Sp. Braga-Paços de Ferreira foi particular mas, ainda assim, um duelo entre o 4.º e o 5.º classificados do último campeonato.
A árbitra de elite, de 43 anos, tem larga experiência mesmo a nível internacional, depois da presença no último Mundial feminino e de várias eliminatórias da Champions, mas nunca tinha apitado um jogo entre duas equipas masculinas da 1ª Liga, agora Liga Bwin.
Sandra Bastos, de Aveiro, não acusou qualquer pressão e fez uma arbitragem tranquila, sem falhas dignas de registo. Os jogadores também colaboraram, respeitando a juíza que nem precisou de mostrar grande autoridade para segurar a partida.
Mostrou um cartão amarelo a Marco Baixinho - bem exibido - devido a uma entrada perigosa e nova cartolina já perto do final ao bracarense Al Musrati. Neste lance talvez a única dúvida na prestação de Sandra Bastos visto que o líbio lesionou o adversário (Matchoi) e o vermelho não seria exagero. Neste caso podia ter sido avisada pelo VAR.
Miguel Nogueira no Dragão e Cláudio Pereira em Alvalade
Marco Ferreira e Jorge Faustino trocam argumentos em semana de muitas divergências
Antigo árbitro internacional espanhol analisa lances polémicos da 7ª jornada da Liga Betclic
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal