Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália e Inglaterra continuam a preferir as nomeações para cada jornada
O sorteio dos árbitros pode vir a ser reintroduzido no futebol português depois de o Sporting ter levado a proposta à assembleia geral da Liga Portugal. Muitos clubes manifestaram imediatamente o seu apoio à iniciativa dos leões, mas a decisão final só terá tomada no dia 29 de junho, em nova AG do organismo que gere o futebol profissional, em Portugal.
Record foi ver como é feita a escolha dos árbitros em sete dos campeonatos mais populares em todo o Mundo e os resultados apresentam-se claramente em contramão às pretensões apresentadas pelo Sporting e que já fizeram lei na arbitragem portuguesa entre 1998 e 2003.
Relacionada
Entre os seis casos pesquisados, apenas no Brasil existe o sorteio dos árbitros, mas não em todas as competições. Em Itália e Inglaterra os órgãos que nomeiam são autónomos das federações, sendo que neste último caso o estatuto jurídico assumido é mesmo o de uma empresa.
ALEMANHA
- Nomeação pela comissão de arbitragem da Federação Alemã de Furtebol.
ARGENTINA
- Nomeação pela Comissão de Arbitragem da Associação do Futebol Argentino.
BRASIL
- Sistema misto - Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol faz as nomeações, mas em determinadas competições, como a Copa do Brasil, há sorteio de árbitros.
ESPANHA
- Nomeação pelo Comité Arbitral da Real Federação Espanhola de Futebol, com cinco dias de antecedência. Árbitros devem ser notificados até 72 horas antes do início do jogo. O Comité é composto por três membros: um indicado pela Federação, outro pela Liga e um terceiro designado em consenso pelos dois organismos.
FRANÇA
- Nomeação pela Comissão Federal de Árbitros da Federação Francesa de Futebol, composta por seis membros.
INGLATERRA
- Nomeação pela Árbitros de Jogos Profissionais, uma empresa autónoma constituída com capitais da Football Association, Premier League e Football League. Para a competição principal os árbitros são escolhidos por dois membros.
ITÁLIA
- Nomeação pela Associação de Árbitros, orgão com autonomia administrativa da Federação Italiana de Futebol.
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de Miguel Fonseca
José Borges salientou que estas bodycams vão ser utilizadas, para já, "a título experimental, para se ver o impacto, resultado e mais-valia que possa ter para a arbitragem"
Tecnologia em fase experimental
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de Hélder Carvalho
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'