Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Seguir Autor:
O BE requereu esta terça-feira as audições parlamentares da Federação Portuguesa de Futebol, da Liga de Clubes e do Sindicato de Jogadores para conhecer as medidas daquelas estruturas no combate ao racismo e em defesa do "fair play" desportivo.
"A par da legislação em vigor, importa conhecer os passos que cada uma destas estruturas tenciona dar no sentido de intensificar o combate em defesa do fairplay, da verdade desporto e do futebol como desporto e não como palco de atos racistas", afirma o BE no requerimento, dirigido à comissão parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.
Relacionadas
A iniciativa do BE é apresentada na sequência do jogo de domingo passado entre o Vitória de Guimarães e o Futebol Clube do Porto, em que "ao minuto 70´ e, após se ter escutado, vindo das bancadas, um conjunto de cânticos racistas dirigidos a Moussa Marega, o atleta abandonou a partida".
"Das bancadas, foi possível ouvir um conjunto de adeptos a imitar sons de macacos de cada vez que Moussa Marega estava na posse da bola", refere o Bloco de Esquerda, manifestando solidariedade para com o jogador e para com "todos os que não desistem de fazer da prática desportiva uma casa da igualdade".
O BE recorda a aprovação, na passada legislatura, de diplomas para dar "mais robustez" ao combate à violência no desporto, em particular nos recintos desportivos, considerando que, quase um ano depois, verifica-se a "manutenção de episódios de violência racista".
Assim, considera, "é momento de refletir sobre a necessidade de mais e melhores instrumentos de combate ao racismo no desporto", defendendo que os atos racistas "devem ser punidos de forma exemplar".
No documento, o BE afirma que as estruturas representativas do futebol profissional têm "nos últimos anos aderido e proporcionado um conjunto de iniciativas" em defesa do `fair play´ e contra o racismo no futebol, defendendo a necessidade de o parlamento conhecer as iniciativas para "intensificar" aquele combate.
Também na sequência do mesmo caso, o PCP pediu na segunda-feira a audição, no parlamento, do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, secretário de Estado da Juventude e Desposto, João Paulo Rebelo, e da Liga de Clubes.
José Mourinho com boas notícias para duelo da Champions
Tanto Yan Lincon como Luís Hemir não fizeram esquecer o avançado, que rumou à China em janeiro
Técnico gilista afirmou ainda que a sua equipa foi "a mais perigosa" do encontro e que o triunfo se ajusta
As declarações do treinador do Sp. Braga no final do jogo em Barcelos
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias