«'Ca-juda'. Aquele que ajuda. Sempre gostei desse trocadilho»

Livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador' é lançado este sábado em Olhão

Manuel Cajuda lança livro sobre a sua carreira de treinador em Olhão
Capa do livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador'
Manuel Cajuda lança livro sobre a sua carreira de treinador em Olhão
Capa do livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador'
Manuel Cajuda lança livro sobre a sua carreira de treinador em Olhão
Capa do livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador'

'Manuel Cajuda - o (des)Treinador'. Este é o nome do livro, escrito por Tiago Guadalupe e desenvolvido pela '21Books powered by Whynote' e com o o apoio oficial da Associação Nacional de Treinadores de Futebol - que retrata a carreira do mítico treinador do futebol português. O lançamento oficial decorre este sábado, em Olhão, e Record teve acesso exclusivo a excertos da obra. Destaque para o prólogo, da autoria do próprio.

"Para muitos, sou treinador. Para outros, mestre. Para alguns, contador de histórias. E há até quem veja no meu nome um sinal do destino: “Ca-juda”. Aquele que ajuda. Sempre achei graça a esse trocadilho mas, com o tempo, percebi que dizia mais sobre mim do que alguma vez imaginei. Passei a vida a tentar ajudar: jogadores a crescer, equipas a acreditar, clubes a reencontrar o seu rumo. Ajudei com o que sabia, com o que sentia e, sobretudo, com aquilo em que acreditava. Talvez por isso me chamem, também, o (des)treinador - assim mesmo, entre parêntesis. Porque nunca fui treinador no sentido convencional da palavra. Sempre pensei fora da caixa, questionei fórmulas feitas, desafiei o óbvio. Não fazia o que era suposto, fazia o que achava certo. Para os meus jogadores. Para as minhas equipas. Para o jogo. Em mais de quatro décadas a viver o futebol por dentro - com o coração ao peito, a cabeça cheia de ideias e os pés bem assentes na relva - aprendi que treinar não é mandar. Não é apenas inventar esquemas táticos ou gritar do banco. Treinar é, antes de tudo, escutar. Escutar o jogo, os jogadores, a vida", escreve Manuel Cajuda.

Manuel Cajuda, de 74 anos, é presidente do Olhanense e conta com uma carreira de 40 anos de treinador, depois de uma carreira de jogador. Comandou, por exemplo, Olhanense, Sp. Braga, V. Guimarães, Belenenses, União de Leiria e Marítimo. Tem, só na 1ª Divisão, mais de 500 jogos como treinador. 

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Futebol
Notícias
Notícias Mais Vistas