A plataforma contém ainda gráficos que ajudam a perceber a evolução dos atletas nos vários escalões
Uma empresa tecnológica de Braga, constituída por ex-alunos da Universidade do Minho (UMinho), criou uma plataforma para ajudar os clubes a encontrar os "Messis" e os "Cristianos Ronaldos" que poderão andar perdidos pelo mundo, foi esta terça-feira anunciado.
Em comunicado, a UMinho acrescenta que a plataforma Talent Spy (www.ftspy.com) contém informações de 100 mil jogadores de 6.000 equipas, ligados a 250 competições de 50 países, como o Qatar, a Argentina, os Estados Unidos, a China, o Brasil e a África do Sul.
Relacionada
O comunicado sublinha que se trata do "melhor software de gestão" para descobrir futuros craques de futebol.
O Talent Spy nasceu há três anos, numa altura em que a empresa F3M decidiu apostar em áreas "facilmente exportáveis", como a saúde, o turismo e o desporto.
Uma análise de mercado levou-a a ver uma oportunidade de negócio no scouting futebolístico - captação, gestão e acompanhamento de novos talentos.
"O projeto surgiu, numa primeira fase, para colmatar as necessidades de clubes e agências sem estruturas de observação, auxiliando-os na procura de novos Cristianos Ronaldos ou Messis", afirmou à Lusa Pedro Vital, um dos mentores da plataforma.
Sublinhou que, em Portugal, apenas o Benfica, o FC Porto, o Sporting e o Braga dispõem de equipas internas de scouting.
Com o Talent Spy, os scouts (treinadores, olheiros, agentes, entre outros) conseguem saber quase tudo sobre jogador (júnior ou sénior) a residir num qualquer ponto do planeta, desde o perfil, o historial clínico, a condição psicossociológica e a situação contratual até à performance em determinado jogo ou treino, ao registo de lesões e tempos de paragem e ao valor de mercado.
"Este é o primeiro software que junta dados estatísticos e informação qualitativa produzida em exclusivo por especialistas de várias áreas espalhados pelos vários continentes", sublinha o comunicado da UMinho.
A plataforma contém ainda gráficos que ajudam a perceber a evolução dos atletas em vários escalões etários e vídeos como suporte.
Através desta ferramenta, é possível, por exemplo, chegar aos eventos desportivos de bairros sociais ou descobrir os melhores "pés esquerdos" da equipa sub-16 da Argentina.
Entre os principais clientes da plataforma, estão os clubes que lançaram aqueles que são considerados os dois melhores jogadores do mundo da atualidade, o Sporting (Cristiano Ronaldo) e o Newell's Old Boys (Leonel Messi), bem como a maior rede televisiva africana, a SuperSport, que integra 240 canais temáticos.
Há ainda pedidos específicos de empresários da América Latina e da Ásia e relatórios solicitados por clubes de referência.
O Talent Spy tem também estado em contacto com a MLS - Major League Soccer, principal campeonato de futebol dos Estados Unidos e do Canadá.
A longo prazo, o projeto quer alargar-se a outras modalidades, conquistando novos mercados, bem como apostar num "Facebook do futebol", uma espécie de "market place", a partir do qual será possível comunicar diretamente com os agentes.
Com Trincão recuperado e certo no onze, o Sporting deve apresentar algumas alterações
Marcelo e Maracás regressam frente ao Benfica
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Capitão da Seleção Nacional fez publicação nas redes sociais
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam