Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
De acordo com o 'The Guardian', trata-se de uma "reviravolta significativa"
As mulheres transgénero serão impedidas de participar em competições femininas de futebol de Inglaterra e Escócia a partir da próxima época, anunciaram esta quinta-feira as federações destes países, dando cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido.
O acórdão da mais alta instância judicial do Reino Unido, aprovado por unanimidade e datado de 16 de abril, vai obrigar a efetuar alterações aos regulamentos das provas femininas, que "entrarão em vigor em 01 de junho de 2025", em Inglaterra, e "a partir da época 2025/26", na Escócia.
"Entendemos que isto será difícil para as pessoas que querem simplesmente praticar o desporto que gostam, no género com o qual se identificam", indicou a Federação Inglesa de Futebol (FA), assinalando que está obrigada a acatar as decisões judiciais.
O organismo federativo revelou que vai contactar as mulheres transgénero federadas, a fim de lhes "explicar as mudanças" que a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido implica e de as informar sobre a forma "como podem continuar a praticar" futebol.
A federação escocesa vai "fornecer orientações sobre a forma como atualizará os regulamentos e as oportunidades de participação adequadas às mulheres transgénero, antes da entrada em vigor, no início da próxima época".
A decisão tomada no mês passado culmina uma batalha jurídica de quatro anos entre o governo da Escócia e a associação 'For Women Scotland', motivada pela aprovação de uma lei sobre igualdade de género no Parlamento escocês.
Os cinco juízes do Supremo do Reino Unido decidiram, unanimemente, que "os termos mulher e sexo se referem a uma mulher biológica e a um sexo biológico" no âmbito daquela lei, admitindo a possibilidade de excluir as mulheres transgénero de locais reservados às mulheres biológicas, como casas de abrigo ou hospitais, se isso for considerado "proporcional".
(notícia atualizada às 12H55)
Técnico do E. Amadora acredita que o médio de 21 anos pode chegar a um clube grande no futuro
João Nuno, treinador do E. Amadora analisa o antigo pupilo
Jogador do Marítimo novamente eleito como médio do mês da 2ª Liga
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alain Orsoni, que liderou o Ajaccio em duas ocasiões, terá sido atingido por um sniper no cemitério
Médio-ofensivo por quem Mourinho tem um "fraquinho" entrou ao intervalo, em como o estreante Ricardo Neto
Rumores e confirmações nos principais campeonatos