Portugal terminou da pior maneira a presença no Mundialito, ao ser derrotado (5-6) pela Itália, no prolongamento, no encontro de atribuição dos terceiro e quarto lugares. Um dia depois de ter falhado a presença na final, frente ao Brasil, no prolongamento, a equipa das quinas voltou a não ter sorte no tempo extra, saindo derrotado por um golo fortuito de Agostini.
Apesar de reconhecer a superioridade lusa, os transalpinos entraram de forma enérgica no jogo e marcaram logo no primeiro minuto, por... Forte. O golo não abateu os portugueses, que, no minuto 7, deram a volta ao marcador, com golos de Alan e Marinho.
No segundo período, Portugal voltou a tomar conta das operações e Alan fez o 3-1. O minuto seguinte foi de loucos, com Leghissa a reduzir para a Itália. Nas duas seguintes reposições de bola, Madjer e Fruzzetti marcaram e colocaram o marcador em 4-3. Ainda antes do segundo intervalo, os italianos chegaram pela primeira vez ao empate, com um tento de Pasquale (23’).
O último período do jogo foi o menos bem jogado, com as duas equipas a temerem-se mutuamente. A seis minutos do final do tempo regulamentar, Ricardo Loja deu vantagem a Portugal, mas dois minutos volvidos os transalpinos chegaram ao 5-5, com um golo de Sacchetti.
No prolongamento, Portugal foi sempre mais perigoso, dispondo de várias situações para marcar, a mais flagrante das quais por intermédio de Hernâni, que rematou violentamente ao poste de Rasulo.
Porém, a sorte nada quis com a turma de Zé Miguel, e a Itália acabaria por conquistar o terceiro lugar do Mundialito, após um cabeceamento de Agostini, com a bola a ressaltar na areia e a trair o guardião João Carlos.
Hernâni eleito melhor jogador
O capitão português Hernâni foi eleito o melhor jogador do Mundialito, através de uma votação dos jornalistas que cobriram o evento. Em termos individuais, o espanhol Roberto foi eleito o melhor guarda-redes, enquanto o brasileiro Neném foi o artilheiro da competição da Figueira da Foz.
Técnico pede campeonato
O seleccionador português mostrou-se conformado com o terceiro desaire consecutivo no Mundialito. No entender de Zé Miguel, Portugal “vem de três meses muito intensos”, o que tornou a equipa “cansada”, disse o técnico, antes de “assumir a derrota e o 4º lugar no Mundialito”.
Zé Miguel salientou, por outro lado, a “necessidade” de o Futebol de Praia “se organizar” no nosso País.
“Há países, como a Itália, que estão a trabalhar muito bem, com o apoio da Federação. Alguns países já têm campeonatos nacionais, enquanto em Portugal apenas existem torneios. Assim é mais difícil recrutar jogadores e renovar a Selecção”, explicou o treinador.
Campeão europeu afirma, em entrevista ao Record Gaming, que ainda não viu um jogo da Seleção que o convencesse totalmente
Médio do FC Porto está nomeado para melhor jogador do ano na Dinamarca
Dupla de criativos com probabilidades de recuperar a tempo do jogo da Liga
Internacional espanhol percebeu o momento delicado do ataque portista, motivado pela lesão de Luuk de Jong, e respondeu com golos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam