Futebol português é o que mais chama a atenção dos cidadãos lusófonos

Estudo do Ipespe aponta que o futebol português é o mais seguido, ultrapassando o Brasileirão

Samu e Enzo Barrenechea durante o clássico do campeonato
Samu e Enzo Barrenechea durante o clássico do campeonato • Foto: Tony Dias/Movephoto

De acordo com um estudo do Ipespe, revelado esta quarta-feira, o futebol português é o que mais atrai o interesse das populações dos países de língua portuguesa, ultrapassando o Brasileirão. 

Os dados são do Barómetro da Lusofonia, que traz um retrato contemporâneo de oito países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Neste estudo o futebol português lidera com 54% das citações no ranking relacionado ao ‘Hábito de acompanhar o futebol de outros países de língua portuguesa. 

O futebol brasileiro aparece em segundo lugar, com 31% das menções nos demais países da CPLP seguido pelo futebol de Angola (9%) e Cabo Verde (7%), enquanto os restantes países registam valores residuais. No total, 36% dos entrevistados declaram não acompanhar futebol de nenhum outro país lusófono.

O cientista político brasileiro Antonio Lavareda, coordenador do Barómetro da Lusofonia, destacou que, “historicamente, o futebol constitui um importante vetor de pertencimento transnacional, operando como uma matriz cultural particularmente eficaz na produção de identidades e referências compartilhadas”, e afirmou que o futebol “complementa que esse papel do desporto se manifesta também entre os países da Comunidade Lusófona, com grande número de pessoas que acompanham equipas de outros países”.

De acordo com o estudo, o futebol português alcança percentuais muito elevados em Timor-Leste (84%) e mobiliza parcelas expressivas da população em Cabo Verde (66%), Guiné-Bissau (60%) e São Tomé e Príncipe (57%). O interesse é mais moderado em Angola (43%) e Moçambique (46%).

No Brasil, apenas 22% afirmam acompanhar o futebol português, enquanto 73% declaram não seguir o futebol de nenhum outro país lusófono. Em Portugal, observa-se um padrão semelhante: 22% acompanham o futebol brasileiro e 72% não acompanham futebol dos demais países.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Futebol
Notícias
Notícias Mais Vistas