De salientar que o FC Porto nunca adquiriu diretamente nenhum jogador ao emblema...
No último mês de novembro, o Envigado, clube colombiano por onde passaram James Rodríguez, Juan Quintero e Freddy Guarín, também foi incluído na Lista Clinton pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Juan Pablo Upequi, dono do Envigado, é apontado pelo governo norte-americano como líder de um cartel de narcotráfico que usa o clube para branquear os lucros das vendas de cocaína. Upequi também é acusado de prestar serviços para grupos de crime organizado da Colômbia, destacando-se a cobrança violenta de dívidas, extorsão e assassinato.
De salientar que o FC Porto nunca adquiriu diretamente nenhum jogador ao Envigado. James saiu do Banfield (Argentina), Quintero do Atlético Nacional (Colômbia), e Guarín chegou ao Dragão via Saint-Étienne (França). Mas o Envigado já recebeu direitos de formação de James ou Quintero, por exemplo.
Relacionadas
Esta não foi a primeira vez que o futebol colombiano se viu assolado por casos de tráfico de drogas. A expressão “narcofutebol”, aliás, nasce na Colômbia durante a década de 80, quando vários grupos se apoderaram de clubes de futebol. Entre estes estava o famoso cartel de Medellín, de Pablo Escobar, que injetou milhões no Atlético Nacional e se tornou no primeiro e único clube colombiano a vencer a Taça dos Libertadores. Há dois anos, a direção do clube anunciou que queria devolver as taças de campeão nacional de 1987 e 1988 por se tratar de competições ganhas com o dinheiro e influência do narcotráfico.
Campeão europeu afirma, em entrevista ao Record Gaming, que ainda não viu um jogo da Seleção que o convencesse totalmente
Médio do FC Porto está nomeado para melhor jogador do ano na Dinamarca
Dupla de criativos com probabilidades de recuperar a tempo do jogo da Liga
Internacional espanhol percebeu o momento delicado do ataque portista, motivado pela lesão de Luuk de Jong, e respondeu com golos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam