Diploma prevê também a criação de canais de denúncia nas federações e nas ligas profissionais para casos de violênciar
O Parlamento aprovou esta quinta-feira, em Plenário, o projeto de lei do PAN que considera o assédio como infração disciplinar no âmbito do regime jurídico das federações desportivas. O diploma prevê também a criação de canais de denúncia nas federações e nas ligas profissionais para casos de violência. A aprovação contou com os votos favoráveis do PS, PSD, Chega, IL, BE, PAN e Livre, e com a abstenção do PCP.
"Com a aprovação desta iniciativa do PAN, Portugal dá mais um passo em frente na promoção do combate ao assédio e na promoção da igualdade de género no desporto, criando canais de denúncias que protegem os denunciantes. O desporto chega a milhões de pessoas, pelo que a implementação destas boas práticas, à semelhança do que já acontece na Federação Portuguesa de Futebol e na de Andebol, constitui ainda uma oportunidade de sensibilização da sociedade no seu todo", afirmou a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real.
Elaborado em parceria com o Comité Olímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol e o Instituto Português do Desporto e Juventude, o projeto de lei prevê também uma representação mais equilibrada de género nos órgãos das federações. Ou seja, a partir de 1 de janeiro de 2026, a proporção de pessoas de cada sexo a indicar para cada órgão não poderá ser inferior a 33,3%.
De resto, o projeto de lei seguirá agora para a Presidência da República, para promulgação. Depois da inscrição do diploma em Diário da República, as federações desportivas e as ligas profissionais terão de adaptar os respetivos estatutos e regulamentos disciplinares à nova lei, tendo um prazo de 180 dias.
Record esteve atento a todos os pormenores do treinador de 62 anos ao longo do jogo
Hornicek defendeu penálti de Nelson Oliveira a fechar a primeira parte
Na sequência do 0-1 marcado por Fran Navarro
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de Bruno Costa
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Luca Zidane vai representar país dos avós