Paulo Sousa e Luís Manuel deixam o Boavista

Paulo Sousa e Luís Manuel deixam o Boavista
Paulo Sousa e Luís Manuel deixam o Boavista

PAULO Sousa e Luís Manuel não fazem parte dos planos do Boavista para a próxima temporada. O defesa e capitão da equipa simplesmente termina no final desta época o seu vínculo com o clube do Bessa, não havendo intenção

por parte do Boavista de o prolongar.

Para o experiente lateral-direito trata-se do fecho de um ciclo de uma década (ingressou no clube vindo do Leixões na temporada 90/91) ao serviço dos interesses axadrezados, ao longo da qual completou 249 jogos no principal campeonato nacional.

Em certa medida a saída de Paulo Sousa não provoca grande surpresa, tendo em conta os “indícios” captados ao longo da época, mormente na recta final do campeonato. A escassa utilização do capitão axadrezado e a introdução de “sangue novo” na ala direita da defesa da equipa, quer através da aposta no jovem júnior Pedro Costa, quer do recurso à “improvisação” de unidades como Jorge Silva ou Sérgio Carvalho, faziam adivinhar a já então badalada “sucessão” de Paulo Sousa.

Este cenário ficou ainda mais reforçado com as insistentes notícias do interesse e consequente contratação de um lateral-direito, com particular incidência no nome do maritimista Rui Óscar.

Ao que tudo indica, os responsáveis boavisteiros terão endereçado a Paulo Sousa um convite no sentido de permanecer ligado ao clube mas noutras funções. Uma espécie de manifestação de apreço e reconhecimento pelo passado e dedicação do jogador ao clube no curso destes dez anos. A esta proposta Paulo Sousa ainda não emitiu qualquer resposta conclusiva, mantendo ainda sob alguma “névoa” o seu futuro em termos de continuidade da carreira de futebolista.

Mas se o caso de Paulo Sousa até nem provoca grandes espantos, o mesmo não se poderá afirmar em relação a Luís Manuel.

O nome do médio axadrezado consta da minilista de três jogadores (Carlos Alberto e Gilmar já não constituem novidade), ainda ligados contratualmente ao clube, dispensados esta temporada.

Contratado há três temporadas ao Salgueiros, por indicação de Mário Reis, Luís Manuel só conseguiu verdadeiramente impor-se na equipa principal axadrezada na temporada transacta.

Esta época a sua prestação global marcou-se por algumas oscilações, prejudicada em boa parte por uma lesão que o afastou por várias jornadas.

Face ao excedente de elementos para o sector intermédio, Luís Manuel, que tem mais um ano de contrato com o clube, acaba por ser o ”sacrificado”, contrariando as expectativas gerais.

Confrontados com esta situação, nenhum dos intervenientes (os dois jogadores visados e o técnico Jaime Pacheco ) se dispôs a pronunciar qualquer comentário.

De saída estão igualmente o ganês Augustine Ahinful, cujo passe pertence aos italianos do Veneza, e do guardião Daniel, ex-júnior que esta época vinha treinando com o plantel principal.

No Bessa foram ainda confirmadas as futuras cedências de Douala, Nilton e Pedro Costa e a promoção ao plantel profissional do central júnior Ricardo Costa.

No tocante às restantes situações relacionadas com empréstimos, devem ser esclarecidas nos próximos dias. Enquanto isso, Jaime Pacheco prosseguirá com as observações iniciadas esta semana, aos atletas que ”rodaram” fora do Bessa.

TORNEIO CIDADE DO PORTO

Timofte e Paulo Sousa serão alvo de uma homenagem do Boavista no âmbito da realização da próxima edição do Torneio Internacional Cidade do Porto, cuja organização compete ao clube do Bessa e que este ano contará com a participação (confirmada) dos holandeses do Feyenoord.

Curiosamente ambos os jogadores vão deixar o Bessa no final desta temporada e, inclusivamente, o romeno antecipou para quinta-feira de manhã o regresso ao seu país, por motivos familiares.

Contudo, antes de partir Timofte vincou a promessa de voltar a Portugal em Julho para rever amigos e resolver alguns assuntos particulares.

Em relação ao local onde irá decorrer o estágio de pré-temporada, a escolha voltou a recair sobre Quiaios (a exemplo das duas últimas épocas), em detrimento de Rio Maior, a outra hipótese que chegou a ser aventada esta época.

A apresentação oficial do plantel axadrezado para a época 2000/2001 está marcada para o dia 5 de Julho, partindo o grupo de trabalho para Quiaios no dia 8 e regressando ao Porto dia 15 de Julho.

MARCELO NEVES

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Futebol
Notícias
Notícias Mais Vistas