A Amnistia Internacional Portugal voltou a dizer ‘presente’, numa altura em que se continua a assistir a episódios discriminatórios no futebol. "Eu Jogo Pelos Direitos Humanos" é um projeto inédito que, para além de uma campanha de sensibilização, pretende apostar na formação "de todos os agentes desportivos". Do seu lado, a Amnistia conta com a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, vários jogadores, treinadores, árbitros, bem como outros parceiros.
"Pretendemos unir o futebol, colocar os intervenientes e os agentes do futebol a falar de direitos humanos e a refletir isso mesmo para a sociedade. Eles têm uma influência enorme e muitas vezes só os ouvimos para falar do jogo, mas eles têm muito a dizer. Muitos deles também sofrem e são vítimas", explica Pedro A. Neto – director executivo da Amnisita Internacional Portugal – a Record.
Com o intuito de fazer "chegar a mensagem dos Direitos Humanos mais longe", a organização lança-se com rostos bem conhecidos.
João Félix, Jéssica Silva, Bernardo Silva, Ana Borges ou Fernando Santos são alguns dos nomes que veiculam este movimento, mas Pedro A. Neto esclarece que agora o propósito de consciencialização não se ficará por aqui: "Vamos intervir em conjunto com as várias entidades dando formações para que os intervenientes, e também os de competições inferiores, possam ser embaixadores dentro de campo e fora dele".
E a Amnistia quer mesmo mudar paradigmas. "Há quem diga que há muita lama no futebol. Nós queremos transformar essa lama em terra fértil para os Direitos Humanos", refere o director executivo, acrescentando que, mais tarde, se pretende "chegar a outras modalidades".
Refira-se que, recentemente, a Amnistia Internacional teve mão numa tentativa altamente debatida por um consórcio de compradores, incluindo o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, em adquirir o Newcastle United Football Club. Daí lançaram-se várias questões relativamente aos Direitos Humanos em torno de proprietários de clubes da Premier League e a estrutura propôs, precisamente à liga inglesa, um novo teste a ser feito a interessados compradores e diretores.
Atual presidente e candidato à segunda volta das eleições no clube concedeu entrevista à BTV
"Uma família", escreveu o Sporting numa fotografia partilhada nas redes sociais
Candidato pela 'Lista F' à presidência do Benfica concedeu esta terça-feira uma entrevista à BTV
Guardião instrumental na conquista do 7.º ponto na Champions. Leão saiu vivo de uma noite de sofrimento
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão