A SELECÇÃO nacional entra segunda-feira na recta final da preparação para o Europeu. O encontro de quarta-feira com a Itália, para o qual se concentra segunda-feira à noite, é o mais importante dos quatro particulares agendados para os primeiros seis meses do ano. A 50 dias da estreia no Euro-2000, frente à Inglaterra (12 de Junho, em Eindhoven), os planos da Praça da Alegria vão ficando cada vez mais claros. Ainda falta perceber até que ponto Vítor Baía e Secretário podem recuperar e que companhia aérea vai transportar a selecção nacional até Ermelo. Mas o estágio de Chaves está preparado e já se sabe, por exemplo, que José Augusto será o terceiro adjunto de Humberto Coelho. E, a não ser que nos últimos dias surja uma novidade ainda mais espectacular do que a integração acelerada de Vidigal, as dúvidas tornam-se cada vez menores.
Esta semana marca por isso o arranque de um longo projecto, com balanço marcado apenas para depois do Euro-2004. Com duas qualificações para o Europeu já garantidas, a selecção entra numa fase decisiva da sua história.
O apuramento para o Mundial do Japão (2002) já está em preparação - foi marcado um particular com a Lituânia para 16 de Agosto - e a nova selecção B entra em acção já terça-feira, com o objectivo de filtrar os recursos colocados directamente à disposição de Humberto para provas posteriores. Ao todo, são quatro longos anos de iniciativas destinadas a recolocar Portugal entre as principais selecções europeias, primeiro através de uma presença regular nas grandes competições internacionais, depois através dos títulos eventualmente assegurados.
O jogo de quarta-feira é um teste ao mais alto nível, frente a uma selecção com o mesmo estatuto dos primeiros adversários na fase final do Euro-2000, nomeadamente a Inglaterra e a Alemanha. Portugal não perde desde Outubro de 1998 e Humberto já sublinhou ter praticamente definido o lote dos 22 jogadores que vai levar à Holanda, pelo que o encontro servirá mais para automatizar os esquemas tácticos a utilizar em Eindhoven, Arnhem e Roterdão do que propriamente para fazer novas experiências. O Barcelona chegou a pedir um adiamento da integração de Figo, tendo em conta um Barcelona-Atlético de Madrid inicialmente marcado para amanhã (e entretanto desmarcado), mas a recusa da Praça da Alegria foi liminar. Tal como acontece com as mais diversas selecções europeias, esta é uma semana decisiva, tornando-se fundamental ter todos os recursos à disposição desde o primeiro momento.
ANDRÉ MACEDO, JOÃO CARTAXANA, JOEL NETO, JOSÉ ANTÓNIO ASCENSÃO e SANDRA SIMÕES
Seleção de Sub-17 estreou-se no Mundial com uma vitória diante da Nova Caledónia, por 6-1
Dragões e minhotos defrontam Utrecht e Genk, respetivamente
Partida da 4.ª jornada da fase de liga da Champions agendada para amanhã na Luz (20H)
Diretor técnico da lista de Noronha Lopes partipará no programa, a partir das 18H50, no Now
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências