Autoridade atualizou relatório com os dados do último trimestre
A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) indicou esta sexta-feira ter impedido 480 pessoas de acederem a recintos desportivos durante o ano de 2024, depois de ter atualizado os números do último trimestre.
No relatório da sua atividade sancionatória, atualizado trimestralmente, a APCVD refere que "durante o quarto trimestre de 2024 foram concluídos 332 processos de contraordenação e entraram em vigor 103 medidas de interdição de acesso a recintos desportivos".
O documento refere que "entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, foram instaurados 1.675 processos de contraordenação e concluídos 1.504 (incluindo processos que transitaram de anos anteriores)", acrescentando que "foram proferidas 562 medidas de interdição de acesso a recintos desportivos e 480 entraram em vigor".
Segundo a APCVD, "do total de decisões proferidas em 2024, verifica-se a seguinte distribuição: 51,6% de decisões condenatórias, 29% de decisões de arquivamento (por motivos vários), 19,4% de decisões de remessa ao Ministério Público, por se verificar concurso com ilícitos criminais".
Nas decisões condenatórias com aplicação de coima, destaca-se, segundo o relatório, "o incumprimento do dever de usar de correção, moderação e respeito como a tipologia de ilícito mais prevalente com 39,8%, seguindo-se a tipologia de introdução ou utilização de pirotecnia em recintos desportivos", com 35,9%".
Nas decisões condenatórias com aplicação de sanção acessória de interdição de acesso a recintos desportivos, que acresce à sanção principal de aplicação de coima, destaca-se, segundo o organismo "a tipologia de introdução ou utilização de pirotecnia em recintos desportivos com 68,5%".
Criada em 2019, a APCVD tem como objetivo garantir, em articulação com as forças de segurança, a fiscalização do cumprimento do regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, assegurando a instrução de processos contraordenacionais e a aplicação de coimas e sanções acessórias, nunca esquecendo a prevenção.
Com Trincão recuperado e certo no onze, o Sporting deve apresentar algumas alterações
Marcelo e Maracás regressam frente ao Benfica
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Capitão da Seleção Nacional fez publicação nas redes sociais
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam