Na relação entre golos marcados e esperados, o leão é arrasador na Europa
A Liga Betclic entra na última pausa antes das grandes decisões. É por isso o momento para descobrir as equipas mais eficazes, no saldo entre golos marcados e os Golos Esperados (xG). A capacidade goleadora do Sporting retira surpresa aos resultados, mas os pormenores revelam-se arrasadores. O leão marcou 75 golos em apenas 57 esperados, ou seja, mais 18 do que o previsto. Este ‘superavit’ é o mais alto entre nas principais Ligas (Top 5 + Portugal), à frente dos 15 golos a mais da Roma e dos 13 do Arsenal. No plano da Liga Betclic a vantagem leonina é ainda mais cavada, com o Estoril a aparecer em segundo com ‘apenas’ mais nove golos face ao esperado.
O grande responsável por este fosso é o imparável Gyökeres que chama a si sete dos 19 tentos ‘a mais’: marcou 22 em situações de remate que faziam prever apenas 16 golos. A surpresa (para alguns) surge na hora de identificar quem o acompanha: Paulinho, com quatro golos acima dos sete exigíveis. Será este ‘case study’ para manter?
Quem deve mais ao baú dos golos?
Na Liga Betclic é o Rio Ave quem deve mais golos aos seus adeptos. A formação de Vila do Conde tem 26 tentos marcados, mas criou o suficiente para somar 32, mais seis do que obteve. Assim sendo, está a faltar eficácia na hora do remate.
Alvíssaras para o Farense
Quando o tema é evitar golos, o Farense é exemplo para os demais. Os algarvios permitiram apenas 38 dos 44 Golos Esperados contra, com um protagonista óbvio em destaque: o guardião Ricardo Velho que, pelos vistos, tem salvado a equipa várias vezes.
Os prós e contras de Di María
A qualidade de Di María é inquestionável, mas os adeptos dividem-se na análise. O desempenho do criativo alimenta a divisão, pois é o jogador da Liga que mais posses perdeu (234) desde o início do ano e também o que mais ocasiões flagrantes criou (11).
Benfiquista Kökçü tem ou não razão?
O turco diz estar "amarrado" por Roger Schmidt a tarefas defensivas, reivindicando liberdade. A verdade é que Kökçü parece pouco talhado para trabalho de sapa, sendo o quarto médio da Liga com menos ações defensivas por 90 minutos: 3,8.
Alerta vermelho nos azuis de Vizela
No Minho mora a pior equipa da Liga a evitar golos. O Vizela soma 40 xG contra, mas já encaixou 52 tentos, mais 12 do que o esperado. Tal facto tem contribuído para vários resultados negativos. Como consequência, a equipa está em lugar de descida.
Os recordes e a forma como foram alcançados confirmam uma época histórica
Análise da GoalPoint
Análise GoalPoint
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Espanhol vai pendurar as chuteiras aos 37 anos
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana