Avançado do Sporting tem números pouco vistos na Europa… ou em qualquer lado
As estatísticas ‘anormais’ de Gyökeres são tudo menos uma surpresa. No entanto, o sueco teimou mais uma vez em fazer história, desta feita no Dragão. Torna-se até difícil resumir tudo o que de relevante Viktor vai fazendo.
Começamos pelos Golos Esperados (xG). O avançado leva mais sete golos (26) do que os expectáveis (19). Dos 26 remates certeiros, só quatro foram de penálti e metade (13) mudaram o marcador para empate ou vitória leonina. Viktor é também avançado de ‘jogos grandes’, tendo marcado quatro vezes noutros tantos duelos com Benfica e FC Porto, ficando em branco só uma vez, diante das águias.
Das 28 ocasiões flagrantes de que dispôs, Gyökeres concretizou 61%, isto sem contar com os penáltis. Banza e Mujica, ficam-se pelos 53 e 44%, respetivamente. Com ação direta em 42 por cento dos golos do Sporting, contabiliza ainda 10 assistências, quatro a valerem vitória ou empate. E mais havia a dizer, mas falta espaço para resumir o ‘furacão sueco’ em números.
Coates é o terror dos ‘grandes’
O clássico do Dragão teve também Coates como protagonista. O uruguaio venceu os cinco duelos individuais que disputou (três com Evanilson) e aumentou para 24 os duelos ganhos nas partidas da Taça e da Liga contra os ‘grandes’… num total de 28.
Puto sem medo de enfrentar leões
Martim Fernandes estreou-se a titular pelo FC Porto e em jogos da Liga Betclic e logo frente ao Sporting, com apenas 18 anos. Não só não se amedrontou perante Gyökeres, como terminou o clássico com quatro interceções, máximo da jornada.
Cristo González reclama holofotes
O Arouca deixou-se empatar, mas na retina ficou mais uma exibição de qualidade de Cristo González. O espanhol bisou e foi o mais rematador da jornada, com seis disparos, cinco deles enquadrados, o terceiro maior valor numa partida da Liga.
Tudo de olho em Manu Silva
No Castelo fabrica-se um ‘centralão’. Manu Silva realizou uma exibição de grande nível frente ao Boavista, terminando com três duelos aéreos ganhos e dez acções defensivas, incluíndo um corte decisivo nos últimos minutos. Atenção ao Manu!
Pérolas para o desperdício
Uma das figuras da jornada foi Leo Jabá, atacante do Estrela da Amadora. Os estrelistas perderam por 3-0, mas Jabá arrasou com três ocasiões flagrantes criadas em nove passes para remate, todos desperdiçados pelos seus (desinspirados) colegas.
Os recordes e a forma como foram alcançados confirmam uma época histórica
Análise da GoalPoint
Análise GoalPoint
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua