Nem só com os minutos jogados se discute o cansaço dos protagonistas
Numa altura em que muito se fala de fadiga na reta final da corrida ao título da Liga Betclic, não deixa de ser curioso perceber que o top-10 de jogadores (de campo) com mais tempo jogado na prova inclui apenas um nome saído dos grandes. É ele o ‘multiusos’ Fredrik Aursnes, com 2128 minutos jogados nas 25 jornadas decorridas, nas quais foi sempre opção.
No FC Porto é Pepê o mais utilizado, com 2060 minutos (em 25 jornadas) e no Sporting encontramos o inevitável Gyökeres, com 2051 em 23 jogos, apenas 11º e 14º, respetivamente, num ranking liderado pelo central Rúben Fernandes (Gil Vicente).
No entanto, se olharmos ao ranking dos jogadores com mais ‘trabalho’ (ações de jogo), o top destaca outros nomes. João Neves surge à cabeça com 1888 ações, seguido de perto por Gonçalo Inácio com 1867. Aursnes espreita novamente, em terceiro, com 1813, fechando o pódio de um top com três benfiquistas (António Silva é o décimo com 1604 ações).
Gyökeres corre… para o vazio
Gyökeres pode ser apenas o 14º jogador mais utilizado na Liga, mas continua a ser rei na procura do espaço vazio a nivel europeu, com 384 passes progressivos recebidos, um número que, hoje, só se atinge com muita intelegência, mas também movimentação.
Ser castigado também cansa
Sofrer faltas também gera fadiga e aí os líderes da Liga são Pepê e, novamente, Gyökeres, com 64 faltas sofridas. A nível europeu apenas quatro jogadores sofreram mais faltas, com Bruno Guimarães (Newcastle) no topo, com 82 (mas também mais minutos).
Rafik acelera e vai tudo atrás
Correr atrás da bola é uma coisa, correr com ela é outra e, nesse capítulo, é o estorilista Rakif Guitane o destaque, com 3895 metros ganhos em progressão com bola, liderando esta especialidade.
Leão estafa-se de olho na baliza
Fala-se muito da fadiga leonina e há um dado que o justifica. Pese ser apenas a terceira equipa no total de conduções com bola (491, menos 109 que as 600 do Benfica), o Sporting lidera em conduções super progressivas (mais de 50% de redução da distância para a baliza), com 90.
Lateral Costinha vai a todas
Uma das principais facetas de um jogo trabalhoso é o duelo individual e a Liga tem um líder bem claro no tema. O lateral do Rio Ave, João Costinha, lidera disparado com 460 duelos disputados, sem falhar nenhuma das 25 jornadas realizadas.
Os recordes e a forma como foram alcançados confirmam uma época histórica
Análise da GoalPoint
Análise GoalPoint
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus