Otávio chegou gratuitamente ao FC Porto
Direitos económicos eram então propriedade de três entidades, o que passou a ser proibido pela FIFA
Seguir Autor:
O Internacional de Porto Alegre cedeu os direitos federativos de Otávio ao FC Porto gratuitamente, em setembro de 2014, segundo acordo assinado pelos dois clubes e este domingo divulgado pelo Football Leaks.
Na altura foi noticiado que os portistas teriam pago 5 milhões de euros pela transferência, mas o jogador brasileiro, então com 19 anos, chegou ao Dragão verdadeiramente a custo zero. "O cedente (Internacional) como legítimo titular dos direitos federativos (vínculo desportivo) do atleta, com a anuência deste, neste ato e na melhor forma de direito, cede ao cessionário (FC Porto), de forma definitiva e gratuita, a totalidade destes direitos (...)", pode ler-se no acordo com data de 1 de setembro de 2014.
Os direitos económicos de Otávio permaneceram na altura na posse do Coimbra Esporte Clube (65%), GE: Assessoria Esportiva (20%) e Otávio Bezerra Júnior (15%), comprometendo-se o FC Porto a distribuir a verba apurada num futura venda por estas três entidades.
Posteriormente, os portistas adquiriram 33% dos direitos económicos de Otávio, a troco de 2,5 milhões de euros, desconhecendo-se nesta altura quem são os proprietários da parcela restante, sabendo-se que desde 1 de maio de 2015 a FIFA proíbe a partilha de passes com terceiros.
Otávio está nesta altura emprestado ao V. Guimarães.