Treinador-adjunto do Benfica destaca evolução e aprendizagem da equipa na fase de grupos da Champions
André Vale, treinador-adjunto do Benfica, sublinhou esta terça-feira o crescimento que a equipa tem registado ao longo da participação na fase de grupos da Champions, que termina amanhã (17h45, hora portuguesa) com a visita ao Bayern Munique.
"Queremos ser nós próprios e manter a nossa identidade. Entrámos na Champions de forma humilde e respeitosa. Mas temos vindo a soltar-nos um bocadinho e a vir em crescendo. No primeiro jogo com o Bayern jogámos muito na transição, apostámos num bloco mais baixo e depois nas saídas em transição. Conseguimos fechar o caminho ao Bayern. Entrámos com estratégia que foi cumprida à risca pelas jogadoras e isso permitiu-nos o empate. Se calhar não tivemos tanta bola como queríamos, mas é normal. Foi o nosso primeiro jogo de sempre numa fase de grupos deste novo formato e temos vindo a soltar-nos. Com o Lyon conseguimos ter mais bola, criar várias situações perigosas e queremos manter isso. Mostrar quem somos, qual o nosso percurso e crescimento, o que queremos fazer e quem queremos ser", começou por analisar André Vale, em conferência de imprensa antes da partida para a Alemanha.
Relacionadas
"Não queremos fechar-nos e tentar jogar em transição. Queremos mostrar a qualidade das nossas jogadoras e da nossa equipa. Já não temos nada a perder e na realidade nunca tivemos, só tivemos a ganhar nesta fase de grupos. Viemos para aprender e temos aprendido e crescido muito. É nestes palcos que temos de estar para continuar a crescer, com ambição de jogar um futebol ao mesmo nível de Lyon e Bayern dentro de pouco tempo", acrescentou o técnico das águias.
O Benfica soma 4 pontos (uma vitória e um empate) e, para André Vale, somar pelo menos mais um "seria fantástico". "Entramos sempre para ganhar e fazer o melhor possível. Sabíamos que o grupo era muito complicado, o sorteio não nos foi favorável. Todo o ponto que conseguíssemos fazer seria e será fantástico. Objetivo inicial era aceder a esta fase de grupo e foi feito com muita categoria. A partir daí o que viesse era lucro. Foi um grande crescimento exponencial que tivemos. A ganhar, a empatar ou a perder, todos os momentos em que conseguimos aprender e crescer têm feito a diferença. Passo a passo vamos melhorando e crescendo", justificou.
O técnico descarta poupanças na equipa, mesmo tendo em conta o calendário apertado. "É o tipo de jogos em que todas as jogadoras querem jogar. Ficariam desiludidas connosco se a nossa atitude fosse uma de ‘já estamos eliminados, não vimos aqui fazer nada, vamos apenas dar oportunidades’. Nada disso. Vamos a todos os campos para honrar a camisola, mostrar que o nosso trabalho está sempre presente. Ideia é sempre orgulhar os nossos adeptos e marcar a nossa imagem e a nossa presença. Vamos apresentar a equipa mais forte e vamos dar tudo, independentemente de três dias depois já termos jogo para competição interna. Tem sido muito duro lidar com a quantidade de jogos e viagens que temos tido. Além do desgaste físico, o desgaste mental é difícil de lidar. Jogar de três em três dias, jogos de alta intensidade e alta pressão. Apesar de serem os palcos onde queremos estar, requer algum período de recuperação e adaptação. Parabéns às jogadoras por chegarmos aqui e notarmos nelas esta ambição de ir ao Bayern com tudo para tentar ganhar", concluiu.
Guarda-redes de 17 anos do Benfica leva 38 internalizações nas camadas jovens lusas
Técnico garante ambição numa prova que as leoas nunca venceram. Amanhã, estreiam-se no terreno do Rio Ave
Central de 18 anos prolonga vínculo com leoas no dia em que foi chamada à Seleção pela primeira vez
Explicadas chamadas de quatro estreantes e três regressos à Seleção Nacional feminina
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool