Encontros da Liga das Nações serão disputados a 12 e 16 de julho
Francisco Neto divulgou esta segunda-feira a lista de convocadas para os jogos da Seleção Nacional feminina com Bósnia (12 de julho) e Malta (16 de julho) a contar para o grupo 3 da Liga B da Liga das Nações e que também entram nas contas do apuramento para o Euro'2025. Destaque para os regressos de Tatiana Pinto, Fátima Pinto e Ana Capeta, que ficaram de fora na última convocatória por lesão, e para as saídas da lista de Beatriz Cameirão e Andreia Faria.
Não sendo propriamente uma novidade no grupo de trabalho, Stephanie Ribeiro - repetiu a chamada da última convocatória - pode fazer a sua estreia com as Quinas ao peito. "Já esteve em estágio connosco na última convocatória. Tem feito um trajeto interessante na liga mexicana, que vai ter a primeira jornada no fim de semana, estando já com a preparação adiantada. Tivemos bons indicadores da Stephanie na última convocatória. A seleção não é um espaço fechado. Não é facil cá chegar mas é um espaço aberto", sublinhou o selecionador nacional, em conferência de imprensa, no quartel general das seleções, na Cidade do Futebol, em Caxias.
Portugal parte para a última jornada dupla com o lugar assegurado no primeiro playoff rumo ao Euro'2025 e a um ponto do regresso à Liga A da Liga das Nações, no entanto tal não tira a ambição à nossa seleção. "Queremos conquistar os seis pontos nos dois jogos no entanto temos consciência que não será fácil", antevê Neto, focando-se nas dificuldades que espera encontrar na visita à seleção dos Balcãs: "Além do muito calor esperado em Zenica, a Bósnia é uma equipa ambiciosa que quer sempre mais e isso é marcante na forma como encaram os jogos. É um jogo importante para a Bósnia e há uma incógnita em que as jogadoras vêm de férias e não sabemos qual será a sua capacidade de resposta mas o pensamento está só na conquista dos três pontos sabendo que estamos a um ponto da subida à Liga A da Liga das Nações".
Garantido esse ponto poderá haver lugar a maior rodagem de jogadoras. "Nós confiamos em muitas jogadoras e temos conseguido distribuir os minutos por muitas porque elas merecem dada a resposta que têm dado. A nossa ideia é preparar o máximo de jogadoras possível para esta dupla jornada e se elas responderem dentro do que achamos que vai ser e com a forma que tem sido até ao momento, teremos mais opções para os dois jogos", afiança o selecionador português.
Sem esquecer que esta é uma fase algo conturbada face ao início dos trabalhos em cada clube e tendo em conta o facto de haverem jogadoras que mudam de clube: "Trabalhamos com muita articulação com os clubes para saber quando iriam ser os inícios dos trabalhos. É uma altura do ano em que há sempre algumas mexidas visto que cada vez há mais interesse nas jogadoras portuguesas".
No último estágio antes dos playoffs e devido à longa paragem até voltar a reunir as Navegadoras, na opinião do seu timoneiro é importante voltar a ter o núcleo duro da seleção ao seu dispôr. "Por um lado, permite-nos acelerar na preparação dos dois jogos que temos pela frente e por outro é também uma forma de começarmos já a preparar os playoffs por isso é muito importante contar as jogadoras habituais", destaca.
Em jeito de balanço daquilo que tem sido a navegação rumo ao Euro'2025, Francisco Neto sublinhou o que mais o tem agradado: "Os aspetos que mais gostámos foi a forma, o carácter e a personalidade com que temos encarado os jogos. O domínio dos jogos, nos quatro jogos que já fizemos fomos a equipa que mais dominou os jogos, dominámos o jogo com bola, criámos muitas situações de golo, a forma reactiva e agressiva como temos conquistado muitas vezes a bola no meio-campo adversário, a alteração no onze e a utilização de muitas jogadoras e o nível da equipa não baixar", deixando ainda uma mensagem daquilo que pode vir a ser aperfeiçoado: "Crescer um bocadinho no ataque ao último terço e à finalização. Para o volume ofensivo e para o número das oportunidades que criamos acho que podemos ser mais efectivos. Felizmente, nestas jornadas temos conseguido fazer sempre golos mas acho que temos qualidade para ser ainda melhores nesse aspecto".
Finalizando, quanto ao assédio de alguns dos melhores clubes do mundo a jogadoras portuguesas e em particular ao facto do nome de Kika Nazareth estar a ser associado ao Barcelona nos últimos dias, o selecionador nacional foi peremtório: "É reflexo da valorização da jogadora portuguesa. O que o Benfica tem feito na Liga dos Campeões e os resultados da seleção portuguesa têm também contribuído para dar mais visibilidade à jogadora portuguesa e à sua valorização atraindo assim o interesse dos melhores clubes mundiais como é o Barcelona".
Jogos com Bósnia e Herzegovina (12 julho) e Malta (16 de julho) encerram Grupo 3 da Liga B de qualificação para o Campeonato da Europa feminino de 2025.
Portugal jogará na Bósnia e Herzegovina no dia 12 de julho, às 18h00, no Estádio Bilino Polje (Zenica), e recebe Malta no dia 16 de julho, no Estádio Municipal de Leiria, à mesma hora.
Conheça a lista de convocadas:
Guarda-redes: Inês Pereira (sem clube), Patrícia Morais (Sp. Braga) e Sierra Cota-Yarde (Arkansas Razorbacks)
Defesas: Ana Seiça (Tigres), Diana Gomes (Sevilha), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Joana Marchão (Servette), Alícia Correia (Sporting), Ana Borges (Sporting) e Lúcia Alves (Benfica)
Médios: Andreia Jacinto (Real Sociedad), Dolores Silva (Sp. Braga), Andreia Norton (Benfica), Ana Rute (Sp. Braga), Joana Martins (Sporting), Kika Nazareth (Benfica), Tatiana Pinto (sem clube) e Fátima Pinto (Sporting)
Avançadas: Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica), Stephanie Ribeiro (Club Universidad Nacional), Ana Dias (Portland), Telma Encarnação (Marítimo), Carolina Mendes (Sp. Braga) e Ana Capeta (Sporting)
Terceira edição do programa apresentada
Primeira participação do clube de Alvalade com saldo positivo na categoria sub-12
Avançada de 19 anos do Sporting assume gostar muito de Kika Nazareth e antecipa jogos com EUA
Guarda-redes de 17 anos do Benfica leva 38 internalizações nas camadas jovens lusas
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua