Ranking é liderado pelo Barcelona com receitas de 13,4 milhões de euros e, como se previa, este é um mercado que tem estado em clara ascensão
A aposta do Benfica no futebol feminino tem sido verdadeiramente ganhadora. Dentro de campo e fora dele. A atual liderança do campeonato e a chegada aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, que irão começar a discutir, amanhã, com o Lyon, mostram que as águias estão a afirmar-se, paulatinamente, no panorama europeu do futebol feminino, mas as contas também asseguram que o investimento efetuado pela administração também tem retorno financeiro. É que, de acordo com um estado elaborado pela consultora Deloitte, a equipa de futebol feminino do Benfica entrou para o Top-15 das que geram maiores receitas. Na temporada 2022/23, foram 1,5 milhões de euros e a expectativa é que, na presente campanha, este montante venha a aumentar.
Esta foi a primeira vez que a equipa do Benfica entrou nesta lista restrita, que continua a ser liderada pelo Barcelona, vencedora da Champions da última época e crónica potência do futebol feminino. Na época transata, a equipa blaugrana já ascedeu aos 13,4 milhões de euros de receita, uma subida de 5,7 milhões face à temporada 2021/22. O Man. United subiu dos 6 para os 8 milhões de euros de receitas e estão na vice-liderança desta lista, mas a subida mais acentuada foi a do Real Madrid que passou do nono para a terceira posição de clubes que conseguiram maiores receitas com o futebol feminino. O emblema madridista, em 2021/22 registou receitas de 1,4 milhões de euros e na época seguinte este valor passou para os 7,4 milhões de euros.
Relacionadas
De resto, como tem sido referido, o futebol feminino ainda tem uma larga margem de progressão. Todos os estudos o indicam e o Benfica tem vindo a fazer esse caminho. Aliás, para o encontro de amanhã, diante do poderoso emblema francês, a direção dos encarnados decidiu que este se viria a realizar no Estádio da Luz. Pela visibilidade, mas também pela expectativa de que os benfiquistas adirão em massa ao jogo da prova milionária. Afinal de contas, o Benfica nunca tinha chegado a este patamar competitivo e há a crença que ainda será possível chegar mais longe na competição.
Recorde-se que, em março de 2023, mais de 27 mil pessoas estiveram na Luz para assistir ao dérbi com o Sporting, que as leoas acabaram por vencer, por 1-0. Jogo que ficou para a história por ter sido aquele que mais público teve nas bancadas. Uma aposta vencedora e que ajuda a explicar o retorno que o Benfica tem vindo a ter na modalidade.
Fica aqui a lista completa dos clubes com maior receitas no futebol feminino:
Técnico do Benfica antecipa embate com a "melhor equipa do mundo" e lamenta ausência de Kika: "É uma pena"
Diretora da FPF apela a debate "muito sério" e que sejam avaliados os potenciais impactos para todos
Diretora da FPF para futebol feminino aborda ainda o acesso aos cursos de treinador
Diretora de futebol feminino da FPF aponta o foco ao apuramento para Mundial'2027
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura