EUA, México, Jamaica e Costa Rica recebem Mundial feminino em 2031 e Reino Unido em 2035

Candidaturas conjuntas hoje confirmadas pela FIFA estão sujeitas ao cumprimento dos requisitos de anfitrião para serem oficializadas.

Troféu
Troféu • Foto: FIFA

A edição de 2031 do Mundial feminino de futebol será organizada por Estados Unidos, México, Jamaica e Costa Rica, enquanto o Reino Unido acolherá a de 2035, deu conta esta sexta-feira a FIFA, após o prazo de candidaturas.

Em comunicado, o organismo que tutela o futebol mundial revelou as únicas propostas submetidas para as 11.ª e 12.ª edições do Mundial feminino, que em 2027 vai ser disputado no Brasil.

As candidaturas conjuntas hoje confirmadas pela FIFA estão sujeitas ao cumprimento dos requisitos de anfitrião para serem oficializadas.

A FIFA irá agora realizar "um processo de avaliação rigoroso" antes de publicar as suas conclusões nos respetivos relatórios das candidaturas para cada processo, em abril de 2026.

Este processo de avaliação irá concentrar-se na visão do evento, infraestruturas, serviços, considerações comerciais, sustentabilidade e direitos humanos, de acordo com a FIFA.

O plano do Reino Unido inclui 22 estádios -- 16 em Inglaterra, três no País de Gales, dois na Escócia e um na Irlanda do Norte -- distribuídos por 16 cidades-sede, com as quarto federações a considerarem que este "seria o torneio mais acessível de todos os tempos".

O novo estádio apresentado pelo Manchester United, treinado pelo português Ruben Amorim, o Wrexham Racecourse Ground, que seria renovado, e o Powerhouse Stadium, ainda em construção em Birmingham, fazem parte do plano.

"O torneio promete ser uma celebração em todos os cantos do país -- um evento que une comunidades e acolhe o mundo. Com 4,5 milhões de ingressos disponíveis e uma audiência televisiva global projetada em 3,5 biliões, o torneio cativará os fãs nos seus países de origem e em todo o mundo", pode ler-se na nota conjunta hoje divulgada.

A candidatura assenta na "poderosa visão de 'Todos Juntos'" e impulsionará "o futebol feminino no Reino Unido e no Mundo".

"Estamos orgulhosos do crescimento que impulsionamos nos últimos anos no futebol feminino, mas ainda há muito espaço para crescimento e este evento desempenhará um papel fundamental para nos ajudar a alcançá-lo. Trabalhando em conjunto com a FIFA, um Mundial feminino no Reino Unido tem o poder de impulsionar o futebol feminino no Reino Unido e no Mundo. A Nossa candidatura também demonstra o nosso compromisso em deixar um legado duradouro, na preparação para 2035 e nos anos seguintes", afirmaram os CEO das quatro federações, citados no comunicado.

A votação para eleger as sedes de 2031 e 2035 acontece em 30 de abril do próximo ano, no Congresso da FIFA, em Vancouver, no Canadá.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Futebol Feminino
Notícias
Notícias Mais Vistas