Presidente da FPF assume que plano estratégico espera "chegar às 75 mil atletas em 2030"
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, anunciou, entre várias medidas, um reforço do investimento no futebol feminino para a próxima época.
"Temos um plano estratégico em que esperamos chegar às 75 mil atletas em 2030. No orçamento recentemente aprovado pela direção da FPF e que será submetido à Assembleia Geral em junho, ficou definido que vamos duplicar o apoio ao futebol feminino. As nossas seleções passam por investimento de cerca de 4 milhões de euros. Os clubes da Liga BPI terão um apoio de 2 milhões. A presença no Mundial está a ter um impacto fantástico. No final da próxima época, os dois primeiros classificados da Liga BPI estarão apurados para a Liga dos Campeões. Para espanto de todos, Portugal começará a época 2023/24 no 6º lugar do ranking de clubes feminino da UEFA. Temos assistido a uma revolução silenciosa do futebol feminino", começou por referir o líder do organismo, à margem da 2.ª Conferência Bola Branca, sobre "Talento, Ética e Igualdade no Desporto", promovida pela Rádio Renascença e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, anunciando ainda "diversos programas de apoio aos clubes". "Com o dinheiro da venda das duas anteriores sedes da FPF serviu para construir balneários, melhorar iluminação, pintar estádios e inúmeras obras por centenas de clubes por esse país fora. Recentemente lançámos o Programa crescer 20/24 com o mesmo propósito."
No seu discurso, Fernando Gomes abordou ainda a falta de praticantes em Portugal e que é preciso despertar para a necessidade de incrementar essa questão.
"Sou presidente da FPF há 11 anos e meio e tenho o orgulho e o privilégio de ter vivido momentos únicos que foram fruto de muito trabalho e planeamento estratégico e de uma junção de talento, qualidade e propósito. A procura de talento é uma obrigação para a FPF. Uma das nossas missões é criar condições para que não se perca o talento e que este se possa desenvolver. Precisamos de alargar a base de recrutamento, de trazer mais rapazes e raparigas para a prática desportiva e de mais treinadores e dirigentes, mais também de mais e melhores infraestruturas. Vivemos no país que menos atividade física pratica da Europa. O aumento do número de federados não chega. O rácio de praticantes versus população é cerca de 2 por cento, muito baixo", reforçou Fernando Gomes.
Derrota em Barcelona dita a saída do Benfica da Champions, quando falta disputar um jogo
Encarnadas continuam com um ponto e ficam sem hipóteses de chegar ao playoff
Sporting-Benfica marcado para 21 de dezembro (17h30)
Técnico do Benfica antecipa embate com a "melhor equipa do mundo" e lamenta ausência de Kika: "É uma pena"
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura