 
Stina Blackstenius foi a heroína das inglesas ao precisar de apenas 8 minutos em campo para desfazer o nulo (1-0) e dar a segunda Champions ao Arsenal. Barça falha o 'tri'
Dezoito anos depois, o Arsenal volta a celebrar a conquista de uma Liga dos Campeões feminina. As inglesas, que entravam para a final deste sábado, frente ao Barcelona, em Alvalade, como as 'underdogs', revelaram um enorme compromisso defensivo ao longo dos 90 minutos e foram recompensadas com aquilo que mais desejavam: o troféu! É verdade que o Barcelona dominou durante grande parte do encontro e dispôs também das melhores ocasiões para marcar, mas foi o Arsenal que soube adaptar-se da melhor forma possível ao que ia acontecendo dentro das quatro linhas e mudou bem na equipa. A entrada de Stina Blackstenius, avançada sueca que iniciou a partida no banco de suplentes, foi determinante para que as inglesas saíssem hoje de Lisboa com um sorriso de orelha a orelha. Com apenas 8 minutos em campo, a ponta-de-lança teve um impacto brutal ao marcar o único golo do encontro, aos 74 minutos, um golo que serviu para ajudar o Arsenal a conquistar a segunda Champions feminina do seu palmarés. A primeira foi conquistada em 2007.
 
                        
                        90'+7 - Termina o jogo em Alvalade: Arsenal-Barcelona, 1-0!
90' - Vão ser jogados 7 minutos de tempo de compensação em Alvalade.
84' - Barcelona corre contra o tempo. As catalãs dão o tudo por tudo para chegarem ao empate em Alvalade e forçarem o prolongamento, mas o Arsenal vai aproveitando o espaço que as espanholas vão deixando na última linha.
74' - GOLO DO ARSENAL, 1-0: Stina Blackstenius com um grande impacto na partida! Há poucos minutos em campo (entrou no decorrer desta segunda parte), a avançada obrigou, momentos antes, Catalina Coll a aplicar-se para uma grande defesa e agora inaugura o marcador em Alvalade. Arsenal mexeu muito bem na equipa, apostando nas transições e o Barcelona ainda não conseguiu ajustar a esta alteração. O golo surge um pouco contra a corrente, tendo em conta o domínio e o caudal ofensivo que o Barcelona teve até ao momento na partida.
72' - Arsenal desperdiça a maior ocasião da partida - a única desta segunda parte. Catalina Coll importantíssima para manter o nulo no marcador. Fresca, Blackstenius arrancou a toda a velocidade, levou a melhor no duelo físico e atirou rasteiro (e com força) para grande defesa da guardiã do Barcelona. Que momento! Está feito o aviso ao Barcelona.
69' - Mais uma grande oportunidade para o Barcelona! Pajor chega atrasada à bola e não consegue fazer o desvio para a baliza do Arsenal. A avançada do Barcelona estava em excelente posição para inaugurar o marcador!
67' - Dupla alteração no Arsenal: saem Frida Maanum e Chloé Kelly e entram Stina Blackstenius e Beth Mead.
66' - Devido ao calor intenso que se faz sentir no relvado, as jogadoras das duas equipas vão refrescar-se junto dos bancos.
61' - Aitana Bonmatí volta a ameaçar a baliza do Arsenal com um remate forte rasteiro. Van Domselaar mostrou-se atenta e defendeu para fora. Pontapé de canto para o Barcelona, que está a dominar por completo nesta segunda parte.
58' - Barcelona não deixa o Arsenal respirar. Grande entrada das catalãs nesta segunda parte. As atuais bicampeãs europeias estão muito perto de inaugurar o marcador.
53' - Mais uma grande oportunidade para o Barcelona! Ona Batlle teve espaço à entrada da área do Arsenal e armou um forte remate, que passou ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Van Domselaar que apenas olhou para a bola.
50' - Grande oportunidade para o Barcelona! Claudia Pina rematou com toda a intenção, mas a bola ainda sofreu um desvio e acabou por bater na trave da baliza do Arsenal, que foi ainda mais feliz. Catalãs cada vez mais perto do golo.
45' - Arranca a segunda parte em Alvalade. Equipas regressam ao relvado sem alterações.
45' - Intervalo em Alvalade. Barcelona esteve mais perigoso na etapa inicial, o Arsenal foi equilibrando a partida a partir dos 20 minutos, mas a verdade é que os primeiros 45 minutos não tiveram golos.
44' - Arsenal com aproximação perigosa junto da baliza do Barcelona, mas o cruzamento acaba por não encontrar nenhuma jogadora das gunners.
37' - McCabe é atingida pela bola na face e fica atordoada no relvado. Entretanto, a jogadora do Arsenal já recuperou.
34' - Grande arrancada de Fridolina Rolfö pelo corredor esquerdo, com a defesa do Arsenal a desviar para pontapé de canto. Barcelona continua à procura do golo inaugural em Alvalade.
31' - Bela incursão de Aitana Bonmatí pelo centro do terreno, com o remate a sair à figura de Van Domselaar. Barcelona tenta dar sinal após um curto período de menor fulgor ofensivo.
28' - Maanum cheira o golo! A médio do Arsenal rematou forte de longe para grande defesa de Cata Coll, que desviou para fora. Arsenal começa a criar mais perigo.
23' - Contra a corrente do jogo, o Arsenal chega ao golo em Alvalade, mas o lance acabaria por ser anulado após intervenção do VAR. Maanum foi apanhada em fora de jogo durante a jogada.
20' - Primeiros 20 minutos de jogo marcados pelo domínio do Barcelona que, de certa forma, foi consentido pelo Arsenal. As catalãs tiveram até ao momento a posse de bola em 66% do tempo de jogo já decorrido, para além de contarem com mais um remate efetuado (3-2).
13' - Mais um momento de algum frissom junto à baliza do Arsenal. O Barcelona começa a apertar o certo às jogadoras inglesas.
9' - Sucessão de oportunidades para o Barcelona. O Arsenal arriscou muito na defesa e por pouco as catalãs não capitalizaram o erro das inglesas.
6' - Ainda não há oportunidades mas o jogo começa em ritmo elevado.
1' - Rola a bola!
Visto como favorito, o Barcelona vai entrar com cautela no encontro de hoje, até porque é uma final... e tudo pode acontecer. “Tenho na mente que temos de apresentar uma versão muito boa para ganhar”, alertou o treinador Pere Romeu. Vencedora da Bola de Ouro em 2023 e 2024, Aitana Bonmatí entende que o favoritismo esteja no lado do Barcelona, mas não se deslumbra. “Foi uma surpresa o Arsenal ter afastado o Lyon, só que isto é uma final e qualquer equipa pode ganhar”, frisou.
A capitã Alexia Putellas também quer ver as colegas com os pés bem assentes na terra, diante de uma “grande equipa”, mas atirou: “Se conseguirmos estar na nossa melhor versão, estaremos perto da vitória.”
No Arsenal, Renée Slegers era a treinadora adjunta na última época, passou a interina após a saída de Jonas Eidevall... e tem corrido bem. “Sabemos o que o Barça tem feito, mas nunca jogamos sem acreditar que podemos bater o adversário. Nem faria sentido!”, exclamou.
Kika Nazareth, craque lusa de 22 anos do Barça, está lesionada desde março e é a grande ausência na equipa comandada por Pere Romeu, apesar de ter feito questão de viajar com a comitiva para Lisboa. Ainda assim, pode tornar-se a segunda jogadora portuguesa campeã da Europa, igualando o feito de Jéssica Silva, pelo Lyon, em 2019/20.
Esta será a segunda final da competição a ser disputada em solo português: a primeira foi a de 2013/14, entre o Wolfsburgo e as suecas do Tyresög, no Restelo, com triunfo por 4-3 das alemãs. Nesse jogo estiveram cerca de 11 mil pessoas, mas agora espera-se lotação esgotada, ou seja, perto de 50 mil (15 mil são adeptos do Barcelona).
Arsenal e Barcelona disputam esta tarde a final da Liga dos Campeões feminina no Estádio de Alvalade, em Lisboa, a partir das 17 horas. As inglesas tentam repetir a conquista de 2006/07, naquela que foi a única vez em que chegaram até à decisão, enquanto as catalãs, consideradas pelos especialistas como a melhor equipa do Mundo, querem levantar o ‘caneco’ da principal prova de clubes da Europa pela quarta vez, após o terem feito em 2020/21, 2022/23 e 2023/24. Ou seja, poderia ser a terceira consecutiva para as atuais hexacampeãs espanholas!
Avançada internacional portuguesa foi submetida a uma "cirurgia abdominal eletiva"
Defesa norte-americana destaca melhorias graduais da equipa minhota
Jovem guarda-redes de 17 anos das águias escolheu jogar pela canarinha em detrimento de Portugal
Avançada dinamarquesa de 26 anos chegou às encarnadas no verão, proveniente do Real Madrid, assinando até 2027
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
 
                                
                             
                                
                             
                                
                             
                                
                             
                                
                            