Documentário da RTVE relata o pesadelo que algumas jogadoras enfrentaram sob o comando de Ignacio Quereda
A RTVE, empresa pública estatal de audiovisuais de Espanha, divulgou esta quinta-feira o documentário 'Seleção F, de clandestinas a campeãs', uma produção que retrata a evolução da seleção feminina espanhola de futebol, assim como as dificuldades que as diferentes gerações de jogadoras tiveram que enfrentar até chegarem ao título mundial, conquistado no último ano, na Austrália, prova onde Portugal fez história ao marcar pela primeira vez presença numa fase final.
Um dos temas retratados neste documentário acaba por ser a passagem do antigo selecionador Ignacio Quereda, que orientou a equipa nacional durante 27 anos (de 1988 a 2015) e de quem as antigas jogadoras dizem não sentir qualquer tipo de saudades. "Se as coisas não saíam como ele queria, eram só gritos. Era uma pessoa déspota. A autoestima da jogadora diminuía e, consequentemente, o seu desempenho", começou por revelar Natalia Pablos, antiga internacional por Espanha.
Mar Prieto, outra antiga internacional espanhola, diz ter sentido na pele os comentários abusivos do selecionador em relação ao seu corpo. "Não podes vir para a seleção assim, gorda. Tens de emagrecer. Nem correr consegues. A ti, o que te falta é uma malagueta nesse rabo", recorda a ex-atleta, continuando: "Ele não sofria represálias de ninguém, geria o futebol feminino como queria. Quem o confrontasse ficava de fora."
¿Los cambios producidos en la @rfef son suficientes? ¿Hay que profundizar más? ¿Servirán para algo o es solo un lavado de imagen? @VeroBoquete, ex capitana de la Selección nos da su opinión justo ahora en @La2_tve #EPfutbol @rtvenoticias pic.twitter.com/olseYlTHdZ
Apesar da grande diferença de historial e poderio, selecionador nacional não abdica da ideia de tentar ganhar
Terceira edição do programa apresentada
Primeira participação do clube de Alvalade com saldo positivo na categoria sub-12
Avançada de 19 anos do Sporting assume gostar muito de Kika Nazareth e antecipa jogos com EUA
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik