Diretora-executiva de comunicação e marca do BPI realça oportunidade para promover a diversidade e a inclusão na Gala das Campeãs Record BPI
A Gala das Campeãs Record BPI está aí à porta. No dia 10 de setembro, voltamos a celebrar o futebol feminino, que continua a crescer de dia para dia. Como tal, o nosso jornal falou com Constança Macedo, diretora-executiva de comunicação e marca do BPI, que realça a oportunidade para promover a diversidade e a inclusão num evento que celebra o trabalho dos últimos anos RECORD - O BPI uniu-se à Federação Portuguesa de Futebol em 2018, numa altura em que o futebol feminino ainda não era uma certeza. Já passaram 6 anos, pode-se dizer que foi uma aposta ganha?
RECORD - O BPI uniu-se à Federação Portuguesa de Futebol em 2018, numa altura em que o futebol feminino ainda não era uma certeza. Já passaram 6 anos, pode-se dizer que foi uma aposta ganha?
CONSTANÇA MACEDO – Sim, sem dúvida. A Federação Portuguesa de Futebol e o BPI iniciaram a sua ligação em 2018 com um acordo alargado de patrocínio às Seleções Nacionais A de futebol, masculina e feminina, e da Seleção de sub-21. Demos o naming à principal competição de futebol feminino, a Liga BPI, e patrocinámos a Taça da Liga feminina. Além disso, o BPI também apoia as seleções jovens e desenvolve várias iniciativas de responsabilidade social em conjunto com a FPF. Desde 2018, o futebol feminino em Portugal passou por um crescimento significativo, tanto em termos de visibilidade como de reconhecimento. A Seleção passou de 49ª para 19ª no mundo nos últimos 10 anos. Há 10 anos tínhamos apenas 5 mil jogadoras, agora temos mais de 15 mil e muitas meninas a sonhar com futebol ou com desporto.
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R- Sentem que também têm feito parte do crescimento do futebol feminino em Portugal?
CM- O BPI sente-se parte integrante deste progresso, não apenas pelo apoio financeiro, mas também pelo envolvimento ativo na promoção da modalidade. Estamos muito satisfeitos com a parceria que construímos com a FPF, que tem mostrado rigor e profissionalismo, e acreditamos que contribuímos de forma decisiva para o desenvolvimento do futebol feminino, ajudando as atletas a concretizar os seus sonhos e a inspirar outras jovens.
R- Renovaram a parceria com a FPF até 2030. É importante para o BPI continuar a apoiar o futebol feminino português?
CM– A renovação da nossa parceria reflete o compromisso contínuo do BPI com o futebol masculino e feminino em Portugal. Apoiar esta modalidade vai além do desporto, é uma oportunidade para promover a igualdade de género e de oportunidades, gerando um impacto positivo na sociedade. Vemos o futebol feminino como um poderoso instrumento de inclusão social, e estamos empenhados em continuar a apoiar o seu crescimento e desenvolvimento nos próximos anos. O programa de Bolsas de Estudos para Jogadoras da Liga BPI, cuja atribuição se baseia no mérito académico, é um projeto muito interessante da FPF, ao qual o BPI e a Fundação "la Caixa" se associaram de imediato. Permitem que estas atletas melhorem os seus conhecimentos, para que possam ter uma segunda oportunidade se o desporto não lhes proporcionar o reconhecimento e as oportunidades que esperavam.
R- De que forma vão continuar a apoiar o futebol feminino?
CM- Nos próximos anos continuaremos a aprofundar a nossa parceria com a FPF, dando passos seguros para apoiar as jogadoras e a modalidade. Vamos investir em iniciativas que promovam a inclusão, a diversidade e a igualdade de oportunidades. Além disso, pretendemos fortalecer projetos, como as Bolsas de Estudos para Jogadoras da Liga BPI, que combinam excelência académica com o talento desportivo, garantindo que as atletas possam expressar todo o seu potencial dentro e fora do campo. Desta forma, ajudamos as jogadoras a ultrapassarem os desafios financeiros ou logísticos, abrindo novas perspetivas nas suas vidas.
Antes de Portugal ir ao Mundial’2023, o BPI produziu um vídeo motivacional de apoio à seleção feminina que ficou viral. Esperavam um feedback tão positivo?
CM- O sucesso do vídeo foi extraordinário, superando as nossas expectativas com mais de 30 milhões de visualizações a nível global. Este feedback positivo confirma a força da mensagem que queríamos transmitir.
R- O futuro também passa pela criação de mais vídeos como este?
CM- Sem dúvida, no futuro, continuaremos a apostar em campanhas criativas que destacam o talento das nossas atletas e o impacto positivo do desporto na sociedade?. Aliás, a nossa campanha de apoio à Seleção no Euro'2024 foi protagonizada por Kika Nazareth, jogadora da seleção feminina e embaixadora BPI.
R- Quais são as expectativas para a Gala das Campeãs Record BPI?
CM- São elevadas. Esperamos que este evento continue a crescer em importância e em impacto, inspirando mais jovens a seguirem os seus sonhos no desporto. Acreditamos que esta gala será mais um marco na valorização do futebol feminino em Portugal.
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