Dois golos do avançado Heriberto Tavares ditaram esta quarta-feira a vitória do Benfica B sobre o Varzim, por 2-1, a primeira dos encarnados na 2.ª Liga, em partida da quarta jornada, disputada no Seixal.
Heriberto Tavares inaugurou o marcador, aos 9 minutos, e Varzim ainda empatou, aos 52, por Diogo Ramos, mas não conseguiu segurar a igualdade face à boa reação dos 'encarnados' nos últimos 20 minutos, premiada com o segundo golo do avançado local.
O Benfica B alcançou assim o seu primeiro sucesso na II Liga, após ter registado dois empares (Nacional e Famalicão) e uma derrota (Oliveirense) nas partidas anteriores.
As 'águias' marcaram cedo, logo aos 09 minutos e contra a corrente do jogo. Com o Varzim instalado no meio-campo benfiquista, o lateral-esquerdo Pedro Amaral recuperou uma bola no seu meio-campo, lançou o esférico para as costas da defesa poveira, surgindo o rapidíssimo Heriberto a antecipar-se aos adversários e a 'picar' a bola por cima do guarda-redes Paulo Vítor.
Aos 28 minutos, foi a vez de o médio Gedson aparecer dentro da área a rematar forte para excelente intervenção do guarda-redes Paulo Vítor, para canto.
Na marcação do consequente pontapé de canto, o árbitro marcou falta na grande área do poveiro Diogo Ramos sobre Alan Júnior, mas, na marcação da grande penalidade, o mesmo Alan Júnior atirou para fora.
A turma benfiquista ainda criou mais duas oportunidades de golo aos 38 e 39 minutos, mas Willock e o central Francisco Ferreira, este último de cabeça, não conseguiram aumentar a contagem até ao intervalo.
Os jogadores do Benfica B, mais jovens e rápidos, continuaram a praticar um futebol mais vertical e incisivo, interpretado sobretudo por Alan Júnior, Heriberto Tavares e o inglês Willock.
Mas o Varzim logrou a igualdade aos 52 minutos. Na sequência de livre marcado na direita por Milhazes, o guarda-redes Zlobin largou a bola permitindo a cabeçada vitoriosa de Diogo Ramos.
A equipa anfitriã, com o passar dos minutos, foi assumindo o controlo do jogo e, aos 68 minutos, o recém-entrado avançado brasileiro Daniel dos Anjos recolheu uma bola isolado, parou-a com o peito e 'disparou' ligeiramente ao lado das redes poveiras.
Até que Heriberto Tavares bisou aos 77 minutos, de cabeça, na resposta a um cruzamento do lateral-direito Alex Pinto, que tinha sido lançado pelo médio Gedson, um dos melhores dos 'encarnados' a par de Florentino Luís e Francisco Ferreira.
Já em período de descontos de tempo o defesa central Sandro Cunha foi expulso por acumulação de cartões amarelos, personificando o desespero varzinista nos derradeiros instantes.
Jogo realizado no Caixa Futebol Campus, no Seixal.
Benfica B - Varzim: 2-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Heriberto Tavares, 9 minutos.
1-1, Diogo Ramos, 52.
2-1, Heriberto Tavares, 77.
Equipas:
- Benfica B: Igor Zlobin, Alex Pinto, Francisco Ferreira, Vitali Lystcov, Pedro Amaral, Florentino Luís, Keaton Parks (Daniel dos Anjos, 61), Gedson, Heriberto Tavares, Willock (Nuno Santos, 89) e Alan Júnior (Diogo Mendes, 81).
(Suplentes: Fábio Duarte, Pedro Álvaro, Simon Ramirez, Diogo Mendes, Daniel dos Anjos, Nuno Santos e Vinicius Jaú).
Treinador: Hélder Cristóvão.
- Varzim: Paulo Vítor, Mário Sérgio (Ruan Teles, 78), Sandro Cunha, Tiago Valente, Milhazes, Nelsinho, Nélson Agra (Fábio Fonseca, 63), Jean Filipe, Rui Coentrão, Diogo Ramos e Jairo Jiménez (Pintassilgo, 14).
(Suplentes: Paulo Cunha, Kaká, Pintassilgo, Fábio Fonseca, Jeferson Santos, Ruan Teles e Lukman):
Treinador: João Eusébio.
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diogo Ramos (29), Pedro Amaral (50), Florentino Luís (56), Sandro Cunha (62), Pintassilgo (85), Tiago Valente (90+5). Cartão vermelho para Sandro Cunha (90+2, acumulação de amarelos).
Assistência: cerca de 800 espectadores.