Decisivo para as águias
Dois golos do avançado Heriberto Tavares ditaram esta quarta-feira a vitória do Benfica B sobre o Varzim, por 2-1, a primeira dos encarnados na 2.ª Liga, em partida da quarta jornada, disputada no Seixal.
Heriberto Tavares inaugurou o marcador, aos 9 minutos, e Varzim ainda empatou, aos 52, por Diogo Ramos, mas não conseguiu segurar a igualdade face à boa reação dos 'encarnados' nos últimos 20 minutos, premiada com o segundo golo do avançado local.
O Benfica B alcançou assim o seu primeiro sucesso na II Liga, após ter registado dois empares (Nacional e Famalicão) e uma derrota (Oliveirense) nas partidas anteriores.
As 'águias' marcaram cedo, logo aos 09 minutos e contra a corrente do jogo. Com o Varzim instalado no meio-campo benfiquista, o lateral-esquerdo Pedro Amaral recuperou uma bola no seu meio-campo, lançou o esférico para as costas da defesa poveira, surgindo o rapidíssimo Heriberto a antecipar-se aos adversários e a 'picar' a bola por cima do guarda-redes Paulo Vítor.
Aos 28 minutos, foi a vez de o médio Gedson aparecer dentro da área a rematar forte para excelente intervenção do guarda-redes Paulo Vítor, para canto.
Na marcação do consequente pontapé de canto, o árbitro marcou falta na grande área do poveiro Diogo Ramos sobre Alan Júnior, mas, na marcação da grande penalidade, o mesmo Alan Júnior atirou para fora.
A turma benfiquista ainda criou mais duas oportunidades de golo aos 38 e 39 minutos, mas Willock e o central Francisco Ferreira, este último de cabeça, não conseguiram aumentar a contagem até ao intervalo.
Os jogadores do Benfica B, mais jovens e rápidos, continuaram a praticar um futebol mais vertical e incisivo, interpretado sobretudo por Alan Júnior, Heriberto Tavares e o inglês Willock.
Mas o Varzim logrou a igualdade aos 52 minutos. Na sequência de livre marcado na direita por Milhazes, o guarda-redes Zlobin largou a bola permitindo a cabeçada vitoriosa de Diogo Ramos.
A equipa anfitriã, com o passar dos minutos, foi assumindo o controlo do jogo e, aos 68 minutos, o recém-entrado avançado brasileiro Daniel dos Anjos recolheu uma bola isolado, parou-a com o peito e 'disparou' ligeiramente ao lado das redes poveiras.
Até que Heriberto Tavares bisou aos 77 minutos, de cabeça, na resposta a um cruzamento do lateral-direito Alex Pinto, que tinha sido lançado pelo médio Gedson, um dos melhores dos 'encarnados' a par de Florentino Luís e Francisco Ferreira.
Já em período de descontos de tempo o defesa central Sandro Cunha foi expulso por acumulação de cartões amarelos, personificando o desespero varzinista nos derradeiros instantes.
Jogo realizado no Caixa Futebol Campus, no Seixal.
Benfica B - Varzim: 2-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Heriberto Tavares, 9 minutos.
1-1, Diogo Ramos, 52.
2-1, Heriberto Tavares, 77.
Equipas:
- Benfica B: Igor Zlobin, Alex Pinto, Francisco Ferreira, Vitali Lystcov, Pedro Amaral, Florentino Luís, Keaton Parks (Daniel dos Anjos, 61), Gedson, Heriberto Tavares, Willock (Nuno Santos, 89) e Alan Júnior (Diogo Mendes, 81).
(Suplentes: Fábio Duarte, Pedro Álvaro, Simon Ramirez, Diogo Mendes, Daniel dos Anjos, Nuno Santos e Vinicius Jaú).
Treinador: Hélder Cristóvão.
- Varzim: Paulo Vítor, Mário Sérgio (Ruan Teles, 78), Sandro Cunha, Tiago Valente, Milhazes, Nelsinho, Nélson Agra (Fábio Fonseca, 63), Jean Filipe, Rui Coentrão, Diogo Ramos e Jairo Jiménez (Pintassilgo, 14).
(Suplentes: Paulo Cunha, Kaká, Pintassilgo, Fábio Fonseca, Jeferson Santos, Ruan Teles e Lukman):
Treinador: João Eusébio.
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diogo Ramos (29), Pedro Amaral (50), Florentino Luís (56), Sandro Cunha (62), Pintassilgo (85), Tiago Valente (90+5). Cartão vermelho para Sandro Cunha (90+2, acumulação de amarelos).
Assistência: cerca de 800 espectadores.
Treinador do Chaves elogia o homólogo do Benfica e diz ter gostado da exibição frente às águias
Encarnados com vitória e serviços mínimos diante de uma equipa flaviense que chegou a ameaçar o empate
Consulte as opções iniciais de José Mourinho e de Filipe Martins para o duelo de hoje
Treinador do Paços de Ferreira mede forças com os leões pela segunda vez na carreira
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida