O Torreense venceu este domingo, fora, o FC Porto B por 3-2, depois de recuperar de uma desvantagem de dois golos num jogo relativo à sétima jornada da 2.ª Liga, com as atuação do árbitro Vítor Ferreira a ser duramente criticada pelos dragões.
Os portistas dominaram a primeira parte e marcaram aos 12 minutos por Gonçalo Sousa e aos 45+5, por Kaué Rodrigues, de penálti, mas a equipa de Torres Vedras deu a volta ao resultado com um bis de Manu Poso aos 63 e 73, de penálti, e, pelo meio, um golo de Stopira aos 70.
Os portistas entraram bem ante um adversário que correu poucos riscos e Gonçalo Sousa bateu Unai Perez com um pontapé de bicicleta, a dar sequência a um cruzamento de Martim Cunha da esquerda, aos 12 minutos.
Depois de um período em que foi forçado a recuar perante a pressão atacante do Torreense, o FC Porto beneficiou de uma saída precipitada do guarda-redes Unai Perez que lhe valeu uma ocasião de golo que acabou por ser desperdiçada.
Aos 44 minutos, o irrequieto Gonçalo Sousa foi derrubado por Ali-Diadié na área e o árbitro Vítor Ferreira nada assinalou, mas foi alertado pelo videoárbitro, reviu o lance e marcou penálti para o FC Porto B que Kaué Rodrigues transformou no 2-0.
Os portistas pareciam estar no caminho certo rumo à primeira vitória no campeonato, mas o Torreense iniciou a segunda parte com três alterações ao onze inicial e a timidez da primeira parte deu lugar a uma coragem e agressividade que rapidamente começou a dar frutos.
O central portista Gabriel Brás arriscou aos 63 minutos num duelo com um adversário e fez penalti que o espanhol Manuel Pozo converteu, reduzindo para 2-1.
Sete minutos volvidos, Costinha bateu um canto no lado direito do ataque do Torreense e Stopira impôs-se na área portista, cabeceou e empatou o jogo.
Os golos abateram no FC Porto B e reforçaram a confiança da equipa visitante, que completou reviravolta no marcador através de nova grande penalidade convertida por Manuel Poso, um dos três jogadores que o técnico Vítor Martins lançou para o segundo tempo.
O treinador João Brandão procurou reanimar a equipa com as duas substituições que lhe restavam, mas sem êxito porque a equipa perdeu o norte e a confiança e o Torreense mostrou-se seguro e coeso.
O FC Porto B somou a sua quinta derrota no campeonato e continua sem ganhar e no último posto da classificação geral, com dois pontos, enquanto o Torreense subiu do nono para o quinto lugar, tendo agora 11 pontos.
Jogo no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B - Torreense, 2-3.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Gonçalo Sousa, 12 minutos.
2-0, Kauê Rodrigues, 45+5 (penálti).
2-1, Manu Pozo, 63 (penálti).
2-2, Stopira, 70
2-3, Manu Pozo, 73 (penálti)
Equipas:
FC Porto B: Diogo Fernandes, Pedro Lima, Gabriel Brás, Felipe Silva, Martim Cunha, João Teixeira (André Oliveira, 65), Domingos Andrade (Leonardo Vonic, 76), Kauê Rodrigues (Kotharo, 76), Gonçalo Sousa (André Miranda, 65), Melnichenka e Bryan Caicedo (Tiago Andrade, 56).
(Suplentes: Gonçalo Ribeiro, Kotharo, António Ribeiro, Tiago Silva, Tiago Andrade, André Oliveira, André Miranda, Dinis Rodrigues e Leonardo Vonic).
Treinador: João Brandão.
Torreense: Unai Perez, David (Manu Pozo, 46), Stopira, Ali Diadié, Javi Vázquez, Arnau, Léo (Ismail Seidy, 46), Alejandro Alfaro (André Simões, 46), Costinha, Kevin Zohi (Mateusz Kowalski, 69) e Dani Jean (Danilo Santos, 75).
(Suplentes: Lucas Pais, Manu Pozo, Mateusz Kowalski, André Simões, Ismail Seydi, Brian Agbort, Danilo Santos, Guilherme Liberato e Afonso Peixoto).
Treinador: Vítor Martins.
Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Léo (07), Gabi (09), Domingos Andrade (16), (45+4) e Tiago Andrade (68).
Assistência: 449 espectadores.
Por Lusa