O central Zé António marcou este sábado o golo da vitória (1-0) do FC Porto B na receção ao Trofense, equipa que falhou uma grande penalidade no final deste jogo da 14ª jornada da 2.ª Liga.
O encontro teve três grandes protagonistas: Zé António, pelo golo anotado, Gomis, por não ter concretizado a grande penalidade nos instantes finais, e o guarda-redes Stefanovic, por ter defendido o respetivo castigo máximo.
O Trofense apresentou-se neste encontro com muitas cautelas defensivas e as linhas muito juntas, numa clara tentativa de bloquear as veleidades atacantes do seu opositor. Perante um adversário fechado, o FC Porto B sentiu muitas dificuldades para se aproximar da baliza de Marco Gonçalves, mas, ainda assim, foi a equipa que mais atacou. Contudo, foi o Trofense que esteve perto de marcar pela primeira vez e na mesma jogada, por Leandro e João Amorim (32').
Na segunda parte, o FC Porto B dominou e pressionou muito, ao passo que o Trofense quase não deu trabalho a Stefanovic e raramente conseguiu sair para o ataque. Num dos vários livres que os portistas tiveram a seu favor, Sérgio Oliveira cruzou e Zé António respondeu com um remate de cabeça certeiro, fazendo o 1-0 para a sua equipa.
Gomis teve tudo para, pelo menos, dar o empate à sua equipa, mas tudo lhe saiu mal. Aos 80 minutos, desperdiçou, à boca da baliza portista, uma grande ocasião de golo. Mas não era tudo. Na sequência de um lance confuso na área azul e branca, o árbitro marcou uma grande penalidade a favor do Trofense, Gomis encarregou-se da sua conversão e voltou a ser infeliz, pois Stefanovic adivinhou o lado e defendeu.
O FC Porto alcançou assim a sua terceira vitória na prova, segunda em sua casa, e tem agora 15 pontos, contra 14 da equipa orientada pelo professor Neca.
Jogo no Estádio Municipal Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B-Trofense, 1-0
Marcador: 1-0, Zé António, 70 minutos.
- FC Porto B: Stefanovic, David, Tiago Ferreira, Zé António, M' Bola, Sérgio Oliveira, Pedro Moreira, Tozé (Edú, 66'), Fábio Martins (Mikel, 87'), Sebá e Vion (Dellatorre, 81').
Suplentes: Elói, Mikel, Edú, Dellatorre, Diogo Mateus, Anderson e Frederic.
Treinador: Rui Gomes.
- Trofense: Marco Gonçalves, Tiago Lopes, Luiz Alberto, Herbert Santos, Matheus, Edson (Moisés, 46), Tiago, João Amorim (Edu, 71'), Leandro (Semedo, 83'), Paulinho e Gomis.
Suplentes: Ricardo, Edu, Semedo, Moreira, Moisés, Aires e Rateira.
Treinador: Neca. Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Edson (41'), Fábio Martins (44') e Zé António (90'+2).
Assistência: 257 espetadores.
Técnico quer vencer o FC Porto B
Equipa de Filipe Martins controlou toda a segunda metade, chegando à vantagem sem grande surpresa
Estiveram três mil pessoas na bancada
Técnico do FC Porto B aponta aos três pontos na visita ao Capital do Móvel
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Atacante já marcou 2 golos pelo Radomiak Radom de João Henriques
Treinador irá participar na sessão "The Modern Coach in the High-Performance Ecosystem" ao lado de Paulo Sousa
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026