O Vilaverdense deu hoje uma prova de vida na II Liga de futebol, ao vencer merecidamente no reduto do Leixões, que continua a depender de si, por 3-1, a três jornadas do fim do campeonato.
Na tabela, o Leixões, que não vence há seis jogos, desperdiçou a oportunidade de garantir praticamente a permanência, seguindo no 14.º lugar, com 32 pontos, por oposição a um Vilaverdense, que continua último, com 23 e escassas possibilidades de evitar a descida.
A formação de Vila Verde iniciou o jogo a saber que só a vitória lhe mantinha a esperança, ainda que remota, de fugir à despromoção, enquanto o Leixões precisava de confirmar o favoritismo do fator casa e capitalizar deslizes de Feirense e Oliveirense.
A formação de Matosinhos teve sempre mais bola, mas os forasteiros deram-se bem com isso, passando pelas transições a sua estratégia, que lhe rendeu a vantagem aos 14 minutos, numa finalização de André Soares.
A surpresa podia ter sido maior aos 31 minutos, mas Stefanovic revelou atenção e segurou, a dois tempos, o cabeceamento de João Caiado, respondendo o Leixões, pouco depois, com o tento do empate, num remate de ressaca, e feliz, de Simãozinho, em lance aparentemente inofensivo.
O Vilaverdense foi melhor em todo o segundo tempo e fez a diferença em dois momentos: Momo Sacko devolveu a vantagem aos forasteiros, aos 71 minutos, num cabeceamento após pontapé de canto, e Gonçalo Teixeira, aos 80, sentenciou o encontro, com um remate em 'folha seca' à entrada da área.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Vilaverdense, 1-3.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, André Soares, 14 minutos.
1-1, Simãozinho, 36.
1-2, Momo Sacko, 71.
1-3, Gonçalo Teixeira, 80.
Equipas:
- Leixões: Stefanovic, Paulinho, Danrlei, Léo Bolgado, Simãozinho, Adriano Amorim (Daniels, 58), Paulo Alves, Zag (Moshood, 81), Paulité (Vitó, 81), João Lima e Ricardo Valente (Avto, 58).
(Suplentes: Ricardo Moura, Rafael Vieira, João Oliveira, André Simões, Vitó, Moshood, Avto, Daniels e Bright).
Treinador: Carlos Fangueiro.
- Vilaverdense: Rogério Santos, Carlos Freitas, Bakari Konaté, Batista, Armando Lopes, Ericson (Momo Sacko, 67), Lénio, João Caiado (Laércio, 90+1), André Soares (Boubacar, 83), Bruno Silva (Sherwin, 90+1) e Gonçalo Teixeira.
(Suplentes: Carlos Paulo, Laércio, Momo Sacko, Rohun, Jude Burst, Ansu fati, Sherwin e Boubacar).
Treinador: Sérgio Teixeira.
Árbitro: Fábio Melo (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ericson (43), João Caiado (43), Léo Bolgado (45+1) e Bakary Konaté (54), Zag (65).
Assistência: 1.649 espetadores.
Por LusaTécnico do FC Porto B aponta aos três pontos na visita ao Capital do Móvel
Diogo Rosa teve atuação algo atribulada
Equipa beirã jogou praticamente uma hora com menos um elemento
Treinador do Chaves não foge à importância do duelo frente a um adversário direto na luta pela subida
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º