O U. Madeira, que não ganhava desde a segunda ronda, regressou este domingo aos triunfos na Liga Orangina, ao vencer por 1-0 na visita ao Santa Clara, em jogo da 11.ª jornada.
O primeiro lance de perigo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, pertenceu ao Santa Clara, aos nove minutos, quando Nelson furou pela esquerda e tentou o cruzamento para Sylvestre, mas viu Christopher fazer o corte.
O União da Madeira inaugurou o marcador aos 17 minutos: Nuno Silva dominou a bola de peito e passou para Ruben Andrade, que, à entrada da área, rematou para a direita da baliza do Santa Clara.
A equipa madeirense voltou a realizar um ataque perigoso aos 28 minutos, quando, após um canto a favor do Santa Clara, Tozé Marreco escapou pela direita e assistiu Bruno, mas Platini conseguiu cortar pela linha de fundo.
Um minuto depois o União ameaçou novamente a baliza dos "encarnados" de Ponta Delgada, com um cruzamento de Ruben Andrade a que Tozé Marreco não chegou por milímetros, e o Santa Clara respondeu aos 31, com uma boa jogada pela esquerda de Platini, que rematou cruzado para defesa do guardião Christopher.
Cerca de cinco minutos depois registou-se um lance polémico na área do União, com o Santa Clara a reclamar grande penalidade por eventual mão de Fábio Ervões na sequência de um cruzamento rasteiro de Minhoca.
O União da Madeira entrou para a segunda parte a demonstrar que queria vencer o duelo insular e Tozé Marreco teve logo um remate de cabeça sobre a baliza de Stefanovic.
O Santa Clara fica reduzido a dez elementos aos 49 minutos, quando João Capela expulsou Lourenço devido a um carrinho por trás, e a equipa local manifestava dificuldades de afirmar-se em campo, com os madeirenses a subirem no terreno e instalarem-se a meio campo da equipa da casa.
Aos 64 minutos, no entanto, o Santa Clara conseguiu uma jogada bem construída, com Minhoca a assistir André Simões para um remate de primeira, mas a bola bateu na defesa madeirense e saiu para canto.
Dois minutos depois, os locais tiveram uma oportunidade flagrante para igualarem o marcador, num lance em que Pacheco recebeu à entrada da área do União e rematou forte, mas por cima da baliza de Stefanovic.
Aos 80 minutos, o guardião dos "encarnados" ainda evitou o pior, negando o 0-2 a Nuno Silva, que rematou após uma boa jogada individual.
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara - União da Madeira, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador:
0-1, Ruben Andrade, 17 minutos.
Equipas:
Santa Clara: Stefanovic, Paulo Grilo, Márcio Piccolo, Ilic, Nelson (Dincic, 75), Minhoca, Pacheco, Lourenço, Platini (Moreira, 46), Sylvestre e Alex (André Simões, 59). (Suplentes: Tiago Maia, Guilherme, André Simões, Moreira, Edgar, Dincic e Pipo).
União da Madeira: Christopher, Fábio Ervões, Ávalos, Toni, Ruben Andrade (Tomé, 84), Gleibson (Tiago, 75), Carlos Manuel, Silva (Nuno Silva, 58), Alex e Tozé Marreco. (Suplentes: Matt Jones, Tomé, Diop, Etame, Tiago, Roberto e Nuno Silva).
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Fábio Ervões (42) e Márcio Piccolo (55). Cartão vermelho direto para Lourenço (49).
Assistência: Cerca de 200 espectadores.