O U. Madeira, que não ganhava desde a segunda ronda, regressou este domingo aos triunfos na Liga Orangina, ao vencer por 1-0 na visita ao Santa Clara, em jogo da 11.ª jornada.
O primeiro lance de perigo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, pertenceu ao Santa Clara, aos nove minutos, quando Nelson furou pela esquerda e tentou o cruzamento para Sylvestre, mas viu Christopher fazer o corte.
Relacionadas
O União da Madeira inaugurou o marcador aos 17 minutos: Nuno Silva dominou a bola de peito e passou para Ruben Andrade, que, à entrada da área, rematou para a direita da baliza do Santa Clara.
A equipa madeirense voltou a realizar um ataque perigoso aos 28 minutos, quando, após um canto a favor do Santa Clara, Tozé Marreco escapou pela direita e assistiu Bruno, mas Platini conseguiu cortar pela linha de fundo.
Um minuto depois o União ameaçou novamente a baliza dos "encarnados" de Ponta Delgada, com um cruzamento de Ruben Andrade a que Tozé Marreco não chegou por milímetros, e o Santa Clara respondeu aos 31, com uma boa jogada pela esquerda de Platini, que rematou cruzado para defesa do guardião Christopher.
Cerca de cinco minutos depois registou-se um lance polémico na área do União, com o Santa Clara a reclamar grande penalidade por eventual mão de Fábio Ervões na sequência de um cruzamento rasteiro de Minhoca.
O União da Madeira entrou para a segunda parte a demonstrar que queria vencer o duelo insular e Tozé Marreco teve logo um remate de cabeça sobre a baliza de Stefanovic.
O Santa Clara fica reduzido a dez elementos aos 49 minutos, quando João Capela expulsou Lourenço devido a um carrinho por trás, e a equipa local manifestava dificuldades de afirmar-se em campo, com os madeirenses a subirem no terreno e instalarem-se a meio campo da equipa da casa.
Aos 64 minutos, no entanto, o Santa Clara conseguiu uma jogada bem construída, com Minhoca a assistir André Simões para um remate de primeira, mas a bola bateu na defesa madeirense e saiu para canto.
Dois minutos depois, os locais tiveram uma oportunidade flagrante para igualarem o marcador, num lance em que Pacheco recebeu à entrada da área do União e rematou forte, mas por cima da baliza de Stefanovic.
Aos 80 minutos, o guardião dos "encarnados" ainda evitou o pior, negando o 0-2 a Nuno Silva, que rematou após uma boa jogada individual.
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara - União da Madeira, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador:
0-1, Ruben Andrade, 17 minutos.
Equipas:
Santa Clara: Stefanovic, Paulo Grilo, Márcio Piccolo, Ilic, Nelson (Dincic, 75), Minhoca, Pacheco, Lourenço, Platini (Moreira, 46), Sylvestre e Alex (André Simões, 59). (Suplentes: Tiago Maia, Guilherme, André Simões, Moreira, Edgar, Dincic e Pipo).
União da Madeira: Christopher, Fábio Ervões, Ávalos, Toni, Ruben Andrade (Tomé, 84), Gleibson (Tiago, 75), Carlos Manuel, Silva (Nuno Silva, 58), Alex e Tozé Marreco. (Suplentes: Matt Jones, Tomé, Diop, Etame, Tiago, Roberto e Nuno Silva).
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Fábio Ervões (42) e Márcio Piccolo (55). Cartão vermelho direto para Lourenço (49).
Assistência: Cerca de 200 espectadores.
Técnico do Felgueiras alerta para o facto da Sanjoanense não perder há 12 jogos
Técnico do Ac. Viseu confiante de que não haverá relaxamentos contra o Portalegrense
Treinador do Chaves vai aproveitar a Taça de Portugal para dar minutos aos menos utilizados
Técnico do Vizela não pretender ser surpreendido na visita ao Sintrense
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Emblema mexicano exigiu ser ressarcido por "danos e prejuízos causados à instituição"
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais