Um golo de Fortes deu hoje o triunfo ao Sporting de Braga B na receção ao Mafra, por 1-0, na sexta jornada da II Liga de futebol, numa partida em que os visitantes jogaram 70 minutos em inferioridade numérica.
Com esta vitória, a equipa secundária do Sporting de Braga vai continuar no topo da classificação, mas hoje esteve longe de fazer uma boa exibição, tendo o Mafra 'vendido muito cara' a derrota.
A primeira boa oportunidade de jogo pertenceu ao Braga B, com Fortes a rematar apenas ligeiramente ao lado após livre estudado com intervenção inicial de Joca.
Aos 20 minutos, Sandro Silva foi expulso depois de uma entrada violenta sobre Joca e o Mafra passou a jogar com menos uma unidade, mas o Braga B não conseguiu fazer valer essa vantagem.
Lenta e previsível, a equipa da casa só chegou ao único golo da partida na sequência de uma bola parada, num canto marcado por Pottker, com Fortes, ao segundo poste, a cabecear para o fundo das redes (39).
Ofensivamente, o Mafra praticamente não existiu na primeira metade, tendo Adelaja feito o primeiro remate da sua equipa apenas aos 41 minutos, mas a bola saiu à figura de Tiago Sá.
Contudo, e aproveitando a apatia dos minhotos e uma infeliz substituição de Abel Ferreira, que alargou em demasia o ataque e ficou sem meio-campo, o Mafra teve uma boa reação no início da segunda parte e podia ter empatado quando Tiago Costa desviou para o poste um livre de Luís Carlos (57).
O Braga B respondeu aos 64 minutos, mas Fortes desperdiçou uma excelente oportunidade para bisar e 'matar' a partida quando, após bom centro de Núrio da esquerda, cabeceou por cima.
Nota ainda para uma grande penalidade que poderá ter ficado por marcar a favor do Mafra, aos 78 minutos, por alegada falta sobre Rafael Matos, mas o árbitro, muito contestado pelos responsáveis mafrenses (Jorge Neves foi mesmo expulso do banco), nada assinalou.
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Fortes, 39 minutos.
Sp. Braga B: Tiago Sá, Thales, Monteiro, Artur Jorge, Núrio, Didi, Gamboa (Chidi, 55), Joca (Agdon, 46), Pottker, Simão e Fortes (Fabian Cuéro, 68).
(Suplentes: José Costa, Agdon, Fabian Cuero, Piqueti, Chidi, Reko e Lucas).
Treinador: Abel Ferreira.
Mafra: Filipe Leão, André Teixeira, Sandro Silva (Han Pengfei, 25), Rafael Matos, Joel Ferreira, Tiago Costa, Laurindo (Ivan Fidalgo, 66), Kaká, Leo Tomé (Luís Carlos, 49), Diogo Ribeiro e Adelaja.
(Suplentes: João Godinho, Han Pengfei, Ivan Fidalgo, Luís Carlos, Kiki Ballack, Alisson, Vasco Varão).
Treinador: Jorge Neves.
Árbitro: Gonçalo Martins (Vila Real).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Didi (56), Simão (76), Thales (81), Tiago Costa (82) e Han Pengfei (84). Cartão vermelho direto para Sandro Silva (20). O treinador do Mafra, Jorge Neves, foi expulso do banco aos 80 minutos.
Assistência: cerca 1.000 espetadores.